STDS BUSCA INTERESSADOS EM MINISTRAR AULAS DE HIP HOP

Publicado em: 20/02/2020 12:41 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

A Prefeitura de Dom Pedrito, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social solicita Orçamento para desenvolvimento de Oficinas de HIP HOP visando desenvolver o Projeto “HIP HOP Integra” para o público atendido pelos CRAS Getulio Vargas, CRAS São Gregório e CREAS.

Objetivo Gera

Implementar ações de prevenção à violência, preconceito e discriminação de jovens de periferia, utilizando a cultura hip hop como instrumento de interlocução.

Objetivos Específicos

Estimular o exercício da cidadania aliando o estudo da dança a preocupação com aspectos educativos e sociais: disciplina, estímulo ao trabalho em equipe, solidariedade, formação de valores e atitudes éticas.

Instigar potencialidades através do estímulo ao conhecimento e integração de diferentes linguagens artísticas (dança grafitagem, música, e composições) conforme as oficinas propostas.

Promover a inclusão social e formação cidadã de adolescentes que cumpriram ou estão em cumprimento de medidas socioeducativas no município de Dom Pedrito.

Proporcionar a reflexão sobre projetos de vida, através de rodas de conversa e oficinas temáticas.

Promover a participação dos adolescentes nos circuitos culturais de Hip Hop desenvolvidos no município.

Faixa Etária do Público Atendido

Crianças e adolescentes de 8 até 17 anos.

Conteúdo Programático

No cronograma do ​Hip Hop Integra estão previstas oficinas com os elementos do Hip Hop, tendo as seguintes Oficinas Propostas:

Oficina de Grafite – Conteúdo: ​pintura aerográfica - Diferença de pichação x grafite - com o objetivo de aperfeiçoar a arte do grafite, prevenindo a depreciação do patrimônio público;

Oficina MC (Mestre de Cerimônia) – Considerando que o MC no hip hop é “a consciência”, “o pensamento” do Hip Hop, é através da letra do rap que os adeptos do Hip Hop expressam suas ideias e necessidades com o mundo.

Oficina de Produção Musical (DJ e Mixagem) – tem como proposta apresentar aos aprendizes as ferramentas que permitem ao DJ produzir as suas músicas e trilhas sonoras, proporcionando um espaço para conhecer a história do hip hop e o incentivo a pesquisas sobre os diversos estilos musicais, montagem dos setlists, técnicas de ritmo (compasso/tempo/contratempo/bumbo/caixa), técnicas de performances (back to back/construção de batidas/scratch/mixagens).

Oficina de DANÇA – Abordagem de conteúdos históricos e práticos de diferentes estilos da dança de rua, do original funk soul ao hip hop Freestyle; Apresentação das Vertentes Funk Soul, Locking e HIP HOP Dance aos aprendizes no contexto histórico (dança e músicas); Trabalhar a dança Funk Soul com o reconhecimento e apropriação de passos, criação e desenvolvimento da mesma; Trabalhar a dança Locking com aprofundamento, reconhecimento e apropriação de passos; Trabalhar a dança HIP HOP Dance com aprofundamento, reconhecimento e apropriação de passos, criação e desenvolvimento da mesma; Aperfeiçoamento de células coreográficas desenvolvidas ao longo das oficinas para mostra de processos.

Metodologia

Encontros semanais para grupos de até 25 pessoas no turno inverso ao escolar, com duração de 2 horas para desenvolvimento de cada oficina de aula de dança, grafite, MC, DJ e mixagem.

Os encontros poderão ser realizados na sede do CRAS, no CREAS, em unidades parceiras ou da rede socioassistencial, desde que não haja acréscimo de valores ao projeto.

Cronograma de Execução

As oficinas têm previsão de início em março de 2020 com duração de um ano (1 ano).

Observação

O Orçamento deve vir acompanhado de planilha de custos, conforme modelo em anexo. Salienta-se que o respectivo pedido de orçamento destina-se a verificar viabilidade de execução de projeto de HIP HOP Integra aos públicos dos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS e CREAS podendo ou não ser levado a processo de contratação;

Os orçamentos deverão ser entregues diretamente na Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social, localizado na Rua Duque de Caxias, nº 1401, das 8h às 13h30min ou através do email smtas.adm@gmail.com até o dia 27de fevereiro de 2020.