MUSEU PAULO FIRPO RECEBE DOAÇÃO DA FAMÍLIA GONÇALVES

MUSEU PAULO FIRPO RECEBE DOAÇÃO DA FAMÍLIA GONÇALVES


Publicado em: 29/06/2021 11:16 | Fonte/Agência: Departamento de comunicação

Whatsapp

 

O Museu Paulo Firpo recebeu mais uma importante doação para o seu acervo, que já conta com diversos trabalhos de alto valor cultural.

Desta vez, foi recebida pelo diretor do Museu, Adilson Nunes de Oliveira, através da senhora Maria Helena Moraes Gonçalves, uma pintura sobre tela, chamada “Ponte da Cadeia de São João Del Rei”, que foi criada pelo já falecido pintor, advogado e escritor pedritense, Corinto Brissac de Lucena.

Conforme relata Adilson, a obra foi inicialmente adquirida pelo saudoso Dr. Francisco Antônio Gonçalves, em 1957, durante uma exposição de várias artes de Brissac, no município. Também por isso, a doação feita por sua filha, Maria Helena, se torna uma homenagem pela passagem dos 85 da fundação da Sociedade de Medicina de Dom Pedrito, a qual o Dr. Gonçalves foi um dos fundadores.

Ainda segundo ele, desde 1989, quando o Museu Paulo Firpo recebeu as primeiras obras do artista, foi sendo criado no prédio um espaço próprio para produções de autoria de Corinto Brissac de Lucena.

Brissac foi detentor de diversas medalhas e prêmios em salões onde participou, também diretor da Escola Nacional de Belas Artes, além de contar com uma memorável obra no Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro, representando uma cena histórica da Guerra do Paraguai, entre outras passagens de imensa honraria.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Cultura e Turismo e seu Departamento de Cultura, juntamente com o Museu Paulo Firpo, manifestam sua gratidão pelo gesto de desprendimento da doadora e pela expressiva colaboração à preservação da cultura de nossa cidade e de seus vultos importantes.