Turismo

 

 

Nascido às margens do Rio Santa Maria, próximo a fronteira com o Uruguai, no berço do Pampa Gaúcho, Dom Pedrito é lugar de história, tradição, cultura, costumes oriundos do campo e riquezas que vem da terra, comprovando sua vocação agropecuária e hospitaleira.
Produtora do arroz à soja, dos vinhos aos azeites de oliva, das melhores carnes de ovinos e bovinos, oferecendo qualidade em tudo que produz.
O povo pedritense solidário e talentoso é garantia da boa colheita em seu destino escrito para o turismo, que começa a despontar com as vinícolas e expo-feiras.
Bem vindo à Capital da Paz

Conheça nosso Pampa Gaúcho

 

E-book Rota dos Vinhos da Campanha Gaúcha

 

Clique aqui e conheça nosso Folder Digital

 

 

     

CAIXA D`ÁGUA

Prédio tombado pelo patrimônio histórico do estado é um símbolo urbano de Dom Pedrito.

O reservatório foi elevado no centro de outro ponto turístico, a praça general Osório e foi inaugurada em novembro de 1935.

Com sua arquitetura Art Déco, a Caixa D´água acolheu de várias formas seus visitantes, desde aeroclube, biblioteca infantil, escolinha a Departamento de Turismo.

Seu reservatório abastece parte do centro da cidade.

Localização: Praça General Osório

     

 

MONUMENTO À PAZ FARROUPILHA

Localizado na entrada da cidade, o monumento foi inaugurado em14 de setembro de 2009, doado ao município pelo proprietário da Estância Guatambu, Valter José Pötter, em comemoração ao cinquentenário da Estância.

Com 5 metros de altura, a obra foi feita pelas mãos do artista plástico Sérgio Coirolo.

 

      

MUSEU PAULO FIRPO

    O Museu de Dom Pedrito foi fundado em 23 de abril de 1968, sob a denominação de Museu Ponche Verde, tendo como principal entusiasta Paulo Firpo, considerado o maior memorialista pedritense. Inaugurado em 26 de abril de 1971, seu prédio centenário que atualmente abriga o museu, antes de ser a última sede do Partido Libertador, teve antes diversas ocupações: casa particular, fábrica de calçados e sapataria, escola, sanatório, anexo de hotel e espaço de ensaio de bandas e balé. O extinto Partido Libertador doou o imóvel para ser sede do Museu.

    O Museu Paulo Firpo é a sede da 6° Região Museológica, do Sistema Estadual de Museus/RS e recebeu o Troféu do Governo do Estado “Noite da Cultura Gaúcha” 2006 e “Prêmio 50 Anos, /museu Destaque/2018”da Sec. de Estado da Cultura.

 

 

OBELISCO DA PAZ

Marco histórico, erguido pelo Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul e Governo do Estado, assinala a região onde, em 1845, foram feitas as tratativas de paz entre Farroupilhas e Imperiais. 

Localização: 45 km da cidade, no subdistrito de Ponche Verde.

 

 

 

 

 

PARQUE DE EXPOSIÇÃO JUVENTINO CORRÊA DE MOURA

Fundado em 03 de outubro de 1931, é a sede da Exposição Feira Agropecuária do Município (Farmshow), do Ponche Verde da Canção Gaúcha  e do Parque em Festa.Situado na zona oeste da cidade.

Localização: Rua Juventino de Moura Corrêa

 

 

 

 

 

 

PREFEITURA MUNICIPAL

Prédio tombado pelo decreto estadual, teve a construção iniciada em 1927, quando era prefeito Dr. Herófilo Azambuja.Prédio neo-clássico, tem o salão nobre em estilo Luiz XVI, com galeria dos ex-prefeitos.

Localização: Av.: Borges de Medeiros

 

 

 

 

IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO

Suas obras iniciaram em 1899. A invocação lembra a origem luso-espanhola da população, com vitrais importados da Alemanha (1937)

Localização: em frente a praça General Osório, a igreja possui acesso livre.