O evento ocorre na Casa de Cursos, a partir das 9h, e tem como tema central:
Na próxima quinta-feira, 17, será realizada a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, um importante momento de escuta, construção coletiva e fortalecimento das políticas públicas no município. O evento ocorre na Casa de Cursos, a partir das 9h, e tem como tema central:
“20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”.
A conferência contará com a presença da assistente social e professora Thaesa Jesana da Silva Bacelar, que ministrará a palestra de abertura às 10h, abordando a trajetória do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Brasil, seus desafios e conquistas. Thaesa é mestre em Gestão de Organizações Públicas pela UFSM, atua como professora substituta na mesma instituição e possui ampla experiência na área de Direitos Humanos e Serviço Social.
A 15ª edição do encontro é resultado de uma escuta ativa junto à comunidade. Durante os primeiros meses do ano, foram realizadas Pré-Conferências em diferentes pontos da cidade, organizadas pelas equipes da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social. As escutas aconteceram com os usuários, conselheiros e trabalhadores do SUAS nos seguintes locais:
• Associação RETO, com a Equipe Volante
• Casa de Cursos, com a Equipe do CREAS
• Aspedef, com a Equipe de Acolhimento
• CRAS Getúlio Vargas, com a equipe local
• CRAS São Gregório, com a equipe local
Esses encontros preparatórios permitiram identificar demandas reais da população e garantir a representatividade na formulação das propostas que serão debatidas e votadas durante a conferência.
Ao longo do dia, a programação contempla a formação de grupos de trabalho, apresentação e aprovação das propostas e, por fim, a eleição dos delegados que representarão o município na Conferência Estadual, prevista para outubro, em Porto Alegre.
A conferência é aberta ao público e conta com a participação de usuários do SUAS, trabalhadores, entidades da sociedade civil, conselheiros e representantes de instituições públicas.