Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal

Surge às vistas do mundo, uma cidade pujante no Agronegócio, no comércio, além da constante solidariedade de cada morador, qualidade que se fez marca registrada da Capital da Paz. 
 
Além do rastro histórico-cultural, o município se destaca além fronteiras, através das potencialidades como: o maior produtor de soja do Rio Grande do Sul, segundo maior produtor de mel, referência no plantio e beneficiamento do arroz, um dos três maiores criatórios de Cavalos Crioulos e rebanhos bovinos e ovinos com genética de ponta. Além disso, e não menos importante, há alguns anos somos modelo no plantio e cultivo de oliveiras e uvas viníferas, beneficiados pelo clima e por estarmos dentro do famoso Paralelo 31, propiciando uvas viníferas de excelente qualidade, as quais dão vez para vinhos finos premiados nos mais diversos concursos do Brasil e do mundo. Como exemplo disso, temos uma vinícola que é referência para o enoturismo, a primeira na América Latina que funciona com energia renovável.  
 
Por aqui, a cultura se desenvolve das mais diversas formas, seja na música, nas danças, no artesanato, na sensibilidade e no olhar. Nossa culinária campeira tem um sabor que deixa saudades na boca e no coração daqueles que provam um pouquinho do que é feito aqui com tanto carinho e peculiaridade. 

Geografia

A cidade encontra-se ao Sul do Brasil, em curta fronteira com o Departamento de Rivera, Uruguai. O município se limita a oeste com Santana do Livramento, ao norte com Rosário do Sul, com São Gabriel e com Lavras do Sul. A leste situa-se a 67 km com Bagé.

O município tem altitude de 131 metros, com uma população estimada de  36.981, segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2022. 

Outros dados:

- Fundação oficial: 30 de outubro de 1872 
- Localização: Latitude: 30° 58' 54'' Sul, Longitude: 54° 40' 39'' Oeste
- Altitude: 131 m
- Área: 5.194,051km²
- Clima: Subtropical úmido
- Relevo: O município é servido pelas bacias hidrográficas dos rios Rio Camaquã e Rio Santa Maria.
- População: 36.981 (Fonte: IBGE - Censo Demográfico 2022 )

Conteúdo Rodapé