Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
29/08/2021
COMPARTILHAR NOTÍCIA

29 DE AGOSTO: DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO. NÃO FUMAR É A MELHOR ESCOLHA!

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. Ele também é considerado a maior causa evitável isolada de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo. A Organi

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. Ele também é considerado a maior causa evitável isolada de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo.

A Organização Mundial da Saúde aponta que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Mais de 7 milhões dessas mortes resultam do uso direto desse produto, enquanto cerca de 1,2 milhão é o resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo.

O tabagismo é uma doença que contribui para o desenvolvimento dos seguintes tipos de câncer: leucemia mielóide aguda; câncer de bexiga; câncer de pâncreas; câncer de fígado; câncer do colo do útero; câncer de esôfago; câncer de rim e ureter; câncer de laringe (cordas vocais); câncer na cavidade oral (boca); câncer de faringe (pescoço); câncer de estômago; câncer de cólon e reto; câncer de traquéia, brônquios e pulmão.

Além de estar associado às doenças crônicas não transmissíveis, o tabagismo também contribui para o desenvolvimento de outras enfermidades, tais como tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata, entre outras.

Tabagismo é potencial risco para Covid-19.

O tabaco causa diferentes tipos de inflamação e prejudica os mecanismos de defesa do organismo. Por esses motivos, os fumantes têm maior risco de infecções por vírus, bactérias e fungos. Os fumantes são acometidos com maior frequência de infecções como sinusites, traqueobronquites, pneumonias e tuberculose. Por isso, é possível dizer que o tabagismo é fator de risco para a Covid-19 e que é um agravante da doença: devido a um possível comprometimento da capacidade pulmonar, o fumante possui mais chances de desenvolver sintomas graves da doença.

O DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO – 29 de agosto – foi instituído pela Lei nº 7.488, de 11 de junho de 1986 e tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

A campanha do Dia Nacional de Combate ao Fumo é uma oportunidade para aumentar a conscientização sobre os efeitos nocivos e mortais do uso do tabaco e da exposição ao fumo passivo, e para desencorajar o uso do tabaco em qualquer forma.

VOCÊ ESTÁ QUERENDO PARAR DE FUMAR?

Existe o Programa Nacional de Combate ao Tabagismo, que tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco no Brasil seguindo um modelo lógico no qual ações educativas, de comunicação, de atenção à saúde, junto com o apoio a adoção ou cumprimento de medidas legislativas e econômicas, se potencializam para prevenir a iniciação do tabagismo, principalmente entre crianças, adolescentes e jovens; para promover a cessação de fumar; e para proteger a população da exposição à fumaça ambiental do tabaco e reduzir o dano individual, social e ambiental dos produtos derivados do tabaco.

TRATAMENTO GRATUITO EM DOM PEDRITO

O SUS oferece tratamento gratuito para ajudar você a parar de fumar. Em Dom Pedrito, o Programa acontece no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, através de grupos, com atendimento médico e psicológico. Inicialmente com encontros semanais, após um mês, encontros quinzenais e logo após com acompanhamento individual.

Com a pandemia da Covid-19, os grupos foram suspensos e o atendimento foi feito de forma individual, com aqueles pacientes que procuravam o serviço. Porém, com boa parte da população já vacinada, o serviço está sendo reorganizado para atendimento de novos grupos.

Se você está querendo parar de fumar, procure o CAPS e faça seu cadastro!

Programa de Combate ao Tabagismo

Onde: CAPS – Bernardino Ângelo, 1836

Telefone: 3243 8594

Referência:

https://www.inca.gov.br/

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé