15/05/2021

A PARTIR DE AMANHÃ ESTAREMOS NO SISTEMA 3As

O governo do Estado apresentou para os prefeitos presidentes das associações regionais, o novo modelo que passa a valer a partir da 0h deste domingo, dia 16, o Sistema 3As de Monitoramento. Nesse modelo continuam as mesmas regiões, porém sem a r

Nesse modelo continuam as mesmas regiões, porém sem a representação por cores. A nova ferramenta mantém critérios sanitários, mas busca simplificar o monitoramento e os protocolos.

Todas as regiões do Estado continuarão seguindo os protocolos obrigatórios pelas atividades econômicas, como uso de máscara, higiene das mãos e distanciamento mínimo, mas, com uma maior participação das 21 regiões e dos municípios na definição, a grande parte dos protocolos é variável, cabendo a cada região ajustar suas regras no nível local.

As atividades foram separadas em 42 grupos, separados por nível de risco – quanto maior o risco, maior o nível de rigidez.

O governo do Estado seguirá acompanhando os indicadores diariamente e, a qualquer momento, poderá tomar uma das três medidas do sistema: Aviso, Alerta e Ação.

PROTOCOLOS GERAIS OBRIGATÓRIOS

Devem ser seguidos por toda a população em todos os municípios:

- Usar máscara, bem ajustada e cobrindo boca e nariz.

- Manter no mínimo 2 metros de distância de outras pessoas sempre que possível e não menos que 1 metro (nos postos de trabalho, em filas e cadeiras de espera, ao circular e, inclusive, ao receber visitas em casa).

- Garantir a ventilação natural e a renovação do ar, com portas e janelas bem abertas ou sistema de circulação de ar.

- Limpar bem as mãos e as superfícies com água e sabão, álcool 70% ou similares.

O QUE MUDA EM DOM PEDRITO:

Por enquanto o município seguirá as regras do Governo do Estado. Durante a próxima semana, o Executivo emitirá um Decreto que deverá estar de acordo com a decisão regional, seguindo os protocolos próprios, que serão definidos em consenso passando por aprovação de pelo menos 2/3 dos sete municípios.

Acompanhe nas figuras, os protocolos gerais e de atividades: