É necessário relembrar os homens sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata, campanha realizada anualmente no Novembro Azul. Neste ano, a campanha promovida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS) e reiterada aqui pela Secreta
É necessário relembrar os homens sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata, campanha realizada anualmente no Novembro Azul.
Neste ano, a campanha promovida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS) e reiterada aqui pela Secretaria de Saúde de Dom Pedrito, lembra a importância da retomada dos cuidados com a saúde masculina de forma integral e convoca os homens a buscarem as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para realizarem outros exames, além do exame de próstata.
Através do trabalho realizado pelas UBSs do município, são oferecidos para a população masculina, além de consultas médicas e solicitação de exames de rotina, o acompanhamento de pressão arterial e glicose em jejum, atendimentos odontológicos, atividades orientativas, consultas de enfermagem, distribuição de preservativos, realização de testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites, vacinação, entre outros.
Procure atendimento em uma Unidade Básica de Saúde ou no PAM através de agendamento através do 0800 541 3177.
Procure uma de nossas UBSs e previna-se!
IMPORTANTE SABER
Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata foi o tipo de câncer mais comum no Brasil e o segundo em óbitos no Rio Grande do Sul. A campanha visa conscientizar os homens sobre exames para a detecção precoce do câncer de próstata por meio do exame de sangue por Antígeno Prostático Específico, (PSA) ou pelo exame de toque, além de promover a saúde e o cuidado para outras doenças que atingem predominantemente o público masculino.
Outras pesquisas feitas pelo Ministério da Saúde, mostram que é alto o número de homens que não têm na sua rotina o cuidado com a saúde. Quando questionados sobre o costume de buscar os estabelecimentos públicos de saúde, 36,36% dos entrevistados afirmaram não ter o hábito de ir nesses locais. Desse total, 47,57% informaram que o desinteresse é motivado por nunca ter precisado, falta de interesse ou porque não gosta de hospital. Contudo, muitos agravos poderiam ser evitados, caso os homens realizassem, com regularidade, as medidas de prevenção.