A coleta seletiva é um projeto que faz parte das metas da gestão e vem sendo foco de tratativas no âmbito de diferentes setores do Executivo Municipal. Nesta segunda-feira, 27, reuniram-se para deliberar sobre o assunto, a secretária adjunta do
A coleta seletiva é um projeto que faz parte das metas da gestão e vem sendo foco de tratativas no âmbito de diferentes setores do Executivo Municipal.
Nesta segunda-feira, 27, reuniram-se para deliberar sobre o assunto, a secretária adjunta do Planejamento, Gestão Estratégica e Meio Ambiente, Caroline Rodrigues da Silva; o diretor do DEMA – Departamento do Meio Ambiente, Bruno Menegon; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Cultura e Turismo, Iuri Castilhos e a psicóloga da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Mayra Medeiros Osório.
O grupo discutiu os trâmites legais que estão em andamento, como o processo licitatório da empresa que fará a coleta, o local que receberá esses materiais para triagem e o levantamento e cadastro de catadores que tenham interesse em formar a Cooperativa de Recicladores de Dom Pedrito.
A coleta seletiva traz benefícios socioambientais para a comunidade, diminuindo aproximadamente 20% dos resíduos recicláveis enviados a aterros sanitários, economizando assim dinheiro público. E mais, a coleta seletiva promove a inclusão social beneficiando famílias de baixa renda que aderirem ao projeto.
Além disso, estão sendo estudadas formas de incentivo, tanto para famílias de recicladores, quanto para empresas que facilitarem a coleta seletiva. Para estas últimas, a criação de um selo “Amigo dos Recicladores” surge como possibilidade de engajar o setor empresarial.