26/04/2024 Sec. de Trabalho e Desenvolvimento Social

CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARTICIPARÃO DO PROJETO “ALÉM DO HORIZONTE”

O Centro Juvenil Aníbal Bastos oferta à população usuária da rede socioassistencial o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes entre sete e 14 anos, com atividades no turno inverso ao escolar. Esse serviço possibilita o desenvolvimento pessoal, educacional e maior disponibilidade de horário de trabalho para os familiares.

Neste ano, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) abraçou a causa através do projeto "Além do Horizonte - Formação Integral para Crianças e Adolescentes", propondo uma expansão significativa das atividades oferecidas hoje aos usuários da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social.

Através do projeto, será possível aumentar o atendimento, nos bairros Getúlio Vargas e São Gregório.

“Com o projeto será possível triplicar o número de participantes e a introdução de cursos especializados, visando proporcionar uma formação integral e diversificada, preparando-os para enfrentar os desafios do futuro, bem como fortalecer as relações comunitárias e promover a integração, valorizando o sentido de vida coletiva”, destacou a titular da STDS, Marcelle Lehr.

O presidente do Comdica, Geancarlo Loreto Laus, instituição que apadrinhou o “Além do Horizonte”, fez questão de convidar representantes das famílias Comin, Coradini e Bock, para acompanhar o lançamento do projeto. “Só conseguimos abraçar a causa porque temos doadores, essas famílias destinam anualmente parte do seu imposto de renda para o Fundo da Criança e do Adolescente gerido pelo Comdica”, destacou ele.

Os cursos terão uma carga horária total de 1.360 horas, distribuídas ao longo do ano letivo, garantindo uma instrução de qualidade e alinhada às necessidades do mercado de trabalho. Além de proporcionar a esses jovens certificação que com certeza fará diferença no futuro deles como cidadão.

O projeto "Além do Horizonte - Formação Integral para Crianças e Adolescentes", busca não apenas ampliar a capacidade de atendimento do Centro Juvenil Aníbal Bastos, mas também enriquecer a formação das crianças e adolescentes por meio de cursos especializados, promovendo uma preparação mais abrangente para o futuro. A parceria com o Senac-RS assegura a qualidade e eficácia na implementação dessas novas atividades.

Em sua manifestação, o prefeito Mário Augusto agradeceu a confiança do Comdica e de todas as pessoas que anualmente destinam parte do seu IR. “É gratificante, contar com o trabalho da nossa equipe para o funcionamento do Centro Juvenil e saber que tanta gente é sensível à essa causa, que também é nossa. Existe um lugar bonito e tranquilo pra gente sonhar. Quando a sociedade começa a trabalhar junto, mais engajada e unida, os sonhos se tornam realidade”, enalteceu o prefeito.

Logo depois, os presentes, conheceram um pouco das instalações do Centro Juvenil e das atividades que estavam sendo realizadas, oficina de gastronomia e do laboratório de informática. Com o Além do Horizonte, será possível ampliar o curso de Informática para crianças e implantar o curso de Culinária (doces e salgados) e Comunicação através da Arte (Música, Teatro e Dança), todos ministrados pelo Senac-RS.

Em breve, divulgaremos a segunda etapa do projeto, que será executada no bairro São Gregório.