05/03/2024 Sec. de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Cultura e Turismo

DIA DE TBT / AMANHÃ COMEMORAMOS OS 179 ANOS DA PAZ NOS CAMPOS DE PONCHE VERDE

A gastronomia típica também marcou presença, com pratos como churrasco, incluindo o tradicional assado de cordeiro no chão, além da comida campeira variada, que são partes essenciais da identidade do povo gaúcho.

A Semana da Paz 2024, teve início às 5h, do dia 23, quando a Cavalgada da Paz, partiu antes mesmo do nascer do sol, 40 cavalarianos percorreram, desde o Monumento da Paz (na cidade), os mais de 40 km de estrada, até chegarem ao Obelisco da Paz, símbolo maior da Paz de Ponche Verde.

A Festa Campeira da Semana Paz, levou até o Parque Farroupilha – Nelso da Silva Oliva, mais 4.000 pessoas durante os três dias de evento, que teve a realização da Coordenadoria Municipal de Tradicionalismo e Prefeitura de Dom Pedrito. O local, virou uma verdadeira cidade, com apresentações musicais, shows, bailes e competições campeiras de laço e gineteadas, o evento proporcionou aos visitantes uma imersão na cultura gaúcha e em seus valores.

O simbolismo dos idos farrapos na Campanha Gaúcha, especialmente em Dom Pedrito, onde a Paz Farroupilha foi selada, ganha destaque nesse evento. Ao longo da festividade, inúmeros foram os sentimentos exaltados. Desde o orgulho telúrico de onde se vive - através da pilcha, do cavalo, da música, da dança, da história, e de tudo que é oriundo do ‘rincão natal’ de cada um – até a solidariedade; seja ela nos gestos mais comuns, ou por exemplo, nos 55 mil litros de água transportados da área urbana até o local da festa, por meio das 11 cargas feitas pelo caminhão-pipa da Secretaria de Educação.

O evento também desempenhou um papel fundamental no fortalecimento do comércio local da cidade. Ao promover a valorização da cultura regional, atraiu visitantes e gerou movimentação econômica, impulsionando vendas, beneficiando desde pequenos empreendedores até grandes estabelecimentos e criando oportunidades de negócios.

A programação continua até amanhã, quando comemoramos os 179 anos da Paz Farroupilha!

Imagens: Vitor Kataoka / 3ª Cia E Cmb Mec (Fabrício Moreira)