Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
24/03/2023 Sec. de Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

DOM PEDRITO REGISTRA O PRIMEIRO CASO DE CHIKUNGUNYA DESTE ANO

O setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Dom Pedrito confirmou um caso positivo para Chikungunya no município.

O setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Dom Pedrito confirmou um caso positivo para Chikungunya no município.
Este é o primeiro caso confirmado de arboviroses em 2023, cujo agente etiológico é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, mesmo que transmite a Zika e a Dengue.

Sobre o caso: Trata-se de uma paciente do sexo feminino de 1 ano de idade que reside no Bairro Dr. José Tude de Godoy. A paciente apresentou os seguintes sintomas, com início em 17 de fevereiro: Febre, vômitos e leucopenia. Ela já se encontra em fase de recuperação. O resultado do exame foi confirmado no final da tarde desta quinta-feira (23), pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (LACEN)

Sinais e Sintomas da Chikungunya
Orientamos que, quem tiver sintomas como: Febre, dor no corpo, na cabeça, atrás dos olhos, nas articulações ou abdominal, cansaço, náuseas ou vômitos, vermelhidão e "coceira" no corpo, procure o seu médico ou da Unidade de Saúde mais próxima.

Prevenção
Ainda não existe vacina ou medicamentos contra Chikungunya. Portanto, a única forma de prevenção é acabar com o mosquito, mantendo o domicílio sempre limpo, eliminando os possíveis criadouros. É recomendado que a população faça uso de repelentes, se hidrate, e que colabore mantendo pátios e terrenos limpos, não deixando água acumulada em recipientes que se tornam ambientes criadouros do mosquito. Se possível, colocar telas em janelas e portas.

Importante ressaltar que as medidas de controle ambiental estão sendo executadas pela equipe de Vigilância Ambiental.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé