01/04/2021

DOM PEDRITO TEM ECOPONTO PARA COLETA DE ÓLEO DE COZINHA USADO

A Prefeitura de Dom Pedrito, através da Secretaria de Planejamento, Gestão Estratégica e Meio Ambiente disponibiliza local fixo para recebimento de óleo de cozinha usado. O Ecoponto fica na rua General Neto, 71, com atendimento das 8h às 12h,

O Ecoponto fica na rua General Neto, 71, com atendimento das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira.

Esse ponto fixo visa facilitar o processo de descarte do produto que não tem mais serventia, minimizando a contaminação do meio ambiente e facilitando a orientação das pessoas.

O óleo de cozinha usado deve ser entregue em garrafa PET fechada com tampa de rosca.

Todo o óleo recolhido fará parte de um processo onde é enviado para uma empresa de outro município, que o aproveitará na fabricação de biodiesel.

Lembrando sempre que, a cada 10 litros de óleo coletados pela Prefeitura, 900ml são destinados para famílias menos favorecidas ou instituições.

VOCÊ SABIA?
Segundo estimativas baseadas no número de habitantes, aproximadamente 350 mil litros de óleo de cozinha usados são descartados, por ano, em nossa cidade. Muitas vezes, grande parte deste montante vindo de residências, bares e restaurantes, acaba recebendo um descarte inadequado por parte da população, sendo jogado em pias, vasos sanitários ou até mesmo, o líquido é armazenado em um recipiente e posto junto ao lixo comum.

Todas essas formas de descarte do óleo de cozinha usado, são errôneas e se tornam fatores que geram grande efeito na contaminação do meio ambiente, poluindo as águas, o solo e a atmosfera como um todo.

Um exemplo de má condução do resíduo, que acaba tendo reflexo diário é, quando ao ser despejado no vaso sanitário, o óleo passa pelos canos da rede de esgoto e fica retido em forma de gordura, podendo atrair pragas que causam doenças, tais como, a leptospirose, cólera, hepatites, entre outras. Além disso, esse óleo encrustado nos encanamentos dificulta a passagem da água, causando entupimentos, os quais necessitam do uso de produtos químicos para a solução do problema. Um método que leva, ainda mais, ao aumento da poluição.

O descarte indevido do óleo também faz com que o mesmo chegue até rios e lagos, impedindo a entrada de luz e oxigênio e, motivando, assim, a morte de várias espécies aquáticas, além de prejudicar de forma crucial todo o entorno da natureza.