Embora o número de médicos no país esteja crescendo, esses profissionais não estão distribuídos de maneira adequada, pois eles, em sua grande maioria migram para as capitais e, os moradores das cidades do interior permanecem na carência. As p
Embora o número de médicos no país esteja crescendo, esses profissionais não estão distribuídos de maneira adequada, pois eles, em sua grande maioria migram para as capitais e, os moradores das cidades do interior permanecem na carência.
As pesquisas de distribuição médica no Brasil apontam que quanto mais distante dos grandes centros, menos médicos existem disponíveis para a população.
O AUXÍLIO DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS
Em 2013, o programa federal foi lançado para levar médicos às regiões carentes de profissionais da saúde. Com aproximadamente 18.240 vagas, tanto para brasileiros quanto estrangeiros, a iniciativa de melhorar a Atenção Básica pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
EM DOM PEDRITO
A situação não é diferente. Nos últimos meses, profissionais que estavam trabalhando nas UBSs através do Programa Mais Médicos migraram para outras oportunidades profissionais e dentro do programa não houveram novos interessados.
A Prefeitura de Dom Pedrito, via Secretaria de Saúde, com autorização do Legislativo está realizando o seu terceiro processo de contratação emergencial para contratação de médico e está com dificuldade de encontrar profissionais interessados.
A alternativa encontrada enquanto não se consegue a contratação de profissionais é a compra de consultas avulsas, como já estava acontecendo nas especialidades de pediatria e cardiologia. Agora, também estão sendo compradas consultas avulsas para clínico geral para atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que estão sem cobertura.
Esses atendimentos já estão acontecendo, em paralelo a tramitação de outro processo de contratação.
Atualmente, das oito equipes de Saúde da Família, apenas três contam com médico fixo do Programa Mais Médicos pelo Brasil e outra conta com atendimento de médico temporário contratado pelo Município. Um desses médicos infelizmente já solicitou desligamento. As demais equipes estão utilizando o sistema de compra de consultas, que é diferente pois não conta com o profissional fixo na UBS.