16/03/2023 Sec. de Educação

FATOS MARCANTES 2021/2022- SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Investimentos consistiram na aquisição de novos materiais e veículos, premiação de destaques, além da valorização dos trabalhadores do setor

Com o objetivo de promover uma educação cada vez melhor, com mais qualidade e excelência para alunos e servidores da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Dom Pedrito, por meio da Secretaria de Educação, realizou nos últimos dois anos diversos investimentos físicos e na melhoria através do conhecimento.

Nesse período, a Prefeitura realizou diversas capacitações de profissionais e professores da rede municipal de ensino, realizando qualificações. Uma das prioridades da gestão também é o pagamento em dia do reajuste dos salários dos professores da rede municipal.

Sem aulas presenciais até metade de outubro de 2021, os profissionais da rede municipal se viram diante da necessidade de inovar e criar novas formas de ensinar. Com todos em casa – professores e alunos – num primeiro momento para os pequenos, as atividades foram impressas. Já para os adolescentes, os professores ensinavam através de vídeo aulas. Os profissionais foram incansáveis e não mediram esforços para oferecer o melhor de si aos alunos.

TECNOLOGIA
Dom Pedrito tem se tornado uma cidade com destaque em diversos setores. Com isso, foram adquiridas 51 novas telas interativas para facilitar e aprimorar cada vez mais o aprendizado dos alunos, além de ajudar os professores no processo da educação.
Em 2021, foram adquiridas 21 telas que contemplaram as turmas de 8º e 9º ano da rede municipal e, em 2022, outras 30 telas para as turmas de 6º e 7º anos. Totalizando um investimento de R$ 1,6 milhão em telas Smart Boards 4k. Com a segunda remessa, duas telas contemplaram também escolas do campo, que foi tema inclusive de matéria na RBS TV em função do ineditismo da ação.

PREMIAÇÕES
No final de 2021, Dom Pedrito recebeu o Troféu Mérito Boas Práticas Educativas que melhoram a educação pública em todo o estado do Rio Grande do Sul, do projeto Escola Itinerante, implantado no final de 2020.
Em 2022, o Case de Sucesso: Boas Práticas de Gestão: Projeto Escola Itinerante de Dom Pedrito foi destaque no Encontro Regional da Rede de Educação, realizado pela Promotoria de Justiça Regional de Educação de Santa Maria, naquele município.
A Escola Itinerante consiste na aquisição de containers, onde são adaptadas salas de aula nas escolas do campo, possibilitando a troca de local de acordo com as comunidades, já que existe muita mobilidade nos trabalhadores das lavouras e estâncias.

NOVOS VEÍCULOS
Nesses dois anos foram realizados importantes investimentos também na aquisição de novos veículos. A renovação da frota é de extrema importância para o bom funcionamento de diversos setores da educação no campo e na cidade. Uma Fiat Fiorino Furgão para a distribuição da alimentação escolar, no valor de R$ 74.200,00, com recursos próprios do município.
Um caminhão pipa adquirido com recursos próprios, no valor de R$ 388 mil, que faz a distribuição de água potável para 14 escolas municipais rurais.
Um micro-ônibus escolar para transportar alunos da zona rural. O veículo foi adquirido através do programa Caminho da Escola Pronacampo, por intermédio do deputado federal Afonso Hamm, no valor de R$ 274.050,00.