11/03/2024 Sec. de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Cultura e Turismo

GRUPO ANITA GARIBALDI REALIZA CAVALGADA ALUSIVA AO DIA DA MULHER

Há quase duas décadas, o grupo Anita Garibaldi, formado por mulheres, carrega um legado de tradição, força e celebração da figura feminina. A cavalgada realizada em alusão ao Dia da Mulher não é apenas um evento, mas um marco de resistência e valorização das tradições gaúchas, simbolizando o papel fundamental das mulheres na história e na cultura do Rio Grande do Sul, principalmente no universo do cavalo.

A cada ano, a cavalgada do grupo Anita Garibaldi reúne mulheres que compartilham uma profunda conexão com a terra, os cavalos e as tradições do pampa. Entre a imagem da pilcha típica e o som dos arreios, a cavalgada se torna um símbolo vivo da força do pago em seus diversos e genuínos elementos, bem como da identidade da mulher gaúcha.

Além disso, é uma homenagem à história e ao legado de mulheres pioneiras, como a própria Anita Garibaldi, que, com sua coragem e determinação, deixou uma marca indelével na saga do Rio Grande do Sul.

As integrantes partiram na última sexta-feira (😎, da Fazenda Vila Velha, em Torquato Severo, percorrendo diversas localidades, entre paradas e pernoites, até chegarem ao centro da cidade, no domingo (10), sendo recebidas na praça General Osório por membros da Coordenadoria Municipal de Tradicionalismo e do Executivo Municipal, que realizou a entrega de certificados.

Ao reforçar o papel das mulheres no universo do tradicionalismo e do cavalo, evidenciando sua destreza, paixão e conhecimento nesta esfera, o grupo Anita Garibaldi projeta a imagem da mulher como uma guardiã e cultivadora dos valores do solo gaúcho, transmitindo esses ensinamentos às futuras gerações e enaltecendo o espírito inquebrantável da mulher do sul.