Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
07/05/2025 Sec. de Trabalho e Desenvolvimento Social
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Livro de receitas do projeto “Pedacinho do Céu” é lançado na 18ª Feira do Livro de Dom Pedrito, que tem como tema a inclusã

O lançamento ocorreu no Espaço Azul, ambiente especialmente preparado na feira para acolher pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Foi com emoção, carinho e inclusão que o projeto “Pedacinho do Céu” lançou, nesta terça-feira (6), seu livro de receitas na 18ª Feira do Livro de Dom Pedrito. A obra reúne pratos simples e criativos desenvolvidos por jovens autistas que participam das oficinas quinzenais do projeto, promovido pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com o Comdica e o Senac.
 
O lançamento ocorreu no Espaço Azul, ambiente especialmente preparado na feira para acolher pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A cerimônia contou com a presença de autoridades, pais e responsáveis, além de alunos que participaram da criação das receitas e estiveram presentes autografando exemplares.
 
A abertura do evento foi conduzida pela secretária da STDS, Marcelle Lehr, que destacou a importância do projeto para a autonomia e o desenvolvimento dos jovens. “Este livro é um pedacinho de cada história vivida no Pedacinho do Céu. Ele traduz o cuidado, o aprendizado e o amor que permeiam cada encontro”, afirmou.
 
O livro, todo pensado para facilitar a compreensão com textos acessíveis e ilustrações dos ingredientes, teve sua impressão viabilizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Dom Pedrito e a Gráfica Gori. A proposta é que novas edições possam ser viabilizadas com o apoio de instituições e entidades que desejem associar sua marca a essa iniciativa transformadora. As edições serão destinadas à Associação de Pais e Amigos dos Autistas (APAA) para comercialização, contribuindo com a sustentabilidade do projeto.
 
O projeto atende cerca de 20 crianças e adolescentes autistas da APAA e tem como objetivo estimular habilidades motoras, sensoriais e cognitivas por meio da culinária. Os encontros acontecem na Casa de Cursos Francisco Alves Dias, onde são preparados pratos doces e salgados, sempre com foco na inclusão e na autonomia dos participantes.
 
A 18ª Feira do Livro de Dom Pedrito, que neste ano traz o tema “Inclusão: Um Livro Aberto para Todos”, segue até o dia 11 de maio, com visitas a partir das 9h.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé