Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
04/12/2024 Sec. de Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

MUNICÍPIO UTILIZA TÉCNICA DE BORRIFAÇÃO RESIDUAL INTRADOMICILIAR PARA CONTROLE DO MOSQUITO DA DENGUE

Com a chegada das altas temperaturas, os cuidados dos moradores com possíveis criadouros devem ser redobrados

A prevenção é a melhor estratégia para combater a dengue, zika e chikungunya, por isso, a Vigilância Ambiental deu início a Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI). O município é o primeiro da região a realizar essa técnica.
 
Desde a semana passada, a equipe colocou em prática a BRI em locais com maior presença de focos do mosquito Aedes aegypti. Este trabalho é realizado em imóveis que o proprietário autoriza a aplicação de inseticida de efeito residual por até quatro meses. Algumas paredes do imóvel - onde é mais constante a presença de pessoas, é pulverizada para matar mosquitos Aedes aegypti e outros insetos que pousarem na parede.
 
Dados da primeira semana de trabalho:
- 374 imóveis visitados;
- 203 imóveis fechados;
- Três recusaram a visita;
- 64 imóveis visitados optaram por receber a pulverização.
 
Na região, somente Dom Pedrito está realizando esse trabalho como medida auxiliar no controle do mosquito Aedes Aegypti. A equipe da Vigilância Ambiental, treinada e com os devidos equipamentos de segurança, está realizando a pulverização.
Nos últimos seis meses, a Vigilância Ambiental realizou mutirão de limpeza nos bairros Santa Terezinha, São Gregório e Dr. José Tude de Godoy. Nesse período, foram retirados mais de 150 toneladas dos referidos bairros.
 
Com a chegada das altas temperaturas, os cuidados dos moradores com possíveis criadouros devem ser redobrados. Uma vez por semana é importante dar uma revisada geral nos possíveis depósitos de água parada (interno e externo), uma tampa de garrafa é suficiente para ser um potencial criatório.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé