OBRAS DA BARRAGEM TAQUAREMBÓ SERÃO RETOMADAS EM DOM PEDRITO

Demanda antiga do Município, a finalização da barragem movimentará a economia da região.

O governo do Estado assinou nesta quarta-feira (4) o contrato para a retomada das obras da barragem do Arroio Taquarembó. Demanda antiga de Dom Pedrito, a finalização da construção da barragem é fundamental pois traz benefícios como irrigação para culturas como pecuária, agricultura, fruticultura, piscicultura e aquicultura, abastecimento para a população, geração de empregos e estímulo ao turismo e ao lazer  — não só para o município, mas para toda a região da Campanha. O prazo para conclusão da Taquarembó é de 21 meses a partir da retomada dos trabalhos.

Para o prefeito de Dom Pedrito, Mário Augusto de Freire Gonçalves, a retomada das obras da Taquarembó é uma vitória. “O governador Eduardo Leite assumiu um compromisso comigo e com Dom Pedrito, lá em 2022, antes de se reeleger. Pedi a ele celeridade e atenção a essa obra, que é fundamental para o desenvolvimento e para a infraestrutura da nossa região. Para que possamos ter, num futuro próximo, a RS-630 asfaltada, diversificação na produção, com geração de mais emprego e renda para a população. E hoje estamos aqui, assinando o contrato para a execução das obras da barragem. É um dia muito significativo e feliz para Dom Pedrito e para a região”, afirmou o prefeito, que acompanhou o ato de assinatura no Palácio Piratini ao lado do vice-prefeito Diego Cruz (Guiga) e da secretária de Planejamento, Luciane Moura.

As obras da barragem Taquarembó iniciaram em 2009 mas, com 60% dos trabalhos concluídos, foram paralisadas em 2017, em razão de problemas de contrato com a empresa executora. Em setembro de 2023, foi publicado um novo edital para a retomada das obras e a empresa Sultepa Construção e Comércio Ltda, em consórcio com a Bourscheid Engenharia e Meio Ambiente, foi a vencedora da licitação para executar os serviços remanescentes da barragem. A Sultepa também é a executora da barragem do Jaguari, entre São Gabriel e Lavras do Sul.

Construída em concreto, com barramento de 350 metros de comprimento por 34 metros de altura, a barragem tem capacidade de armazenamento de 116 milhões de metros cúbicos de água em um lago de 1,7 mil hectares — o suficiente para irrigar 50 mil hectares.