17/11/2023 Sec. de Trabalho e Desenvolvimento Social

OFICINA DE CULINÁRIA ESTIMULA AUTONOMIA EM CRIANÇAS COM AUTISMO

Inclusão, sustentabilidade e empatia. Um projeto que acolhe, assim como uma comida quentinha é capaz de nos levar de volta à infância, despertando memórias afetivas.

O projeto “Pedacinho do Céu”, de iniciativa da Prefeitura de Dom Pedrito em parceria com a nutricionista Luize Macedo e com a psicopedagoga Fernanda Mena, tem como objetivo despertar o interesse de crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista pela alimentação saudável. Com oficinas culinárias, a intenção é envolver os participantes para que eles mesmos cozinhem, reconhecendo cores, texturas, sabores, formas, consistências e aromas. Os alunos têm entre 6 e 21 anos e fazem parte da APAA (Associação de Pais e Amigos dos Autistas).

Para o prefeito de Dom Pedrito, Mário Augusto Freire, o projeto é motivo de orgulho para a comunidade pedritense. “É um projeto inovador. Dom Pedrito precisa cada vez mais de um olhar atencioso e ao mesmo tempo inclusivo. Essas crianças nos surpreendem com o trabalho que vem sendo realizado, não só pelo sabor, mas também pela forma afetiva como estão se desenvolvendo.”

Além de promover a autonomia dessas crianças e adolescentes, incentivando a sua independência para executar tarefas cotidianas referentes à alimentação, a atividade trabalha a questão de prevenção de riscos no uso dos utensílios de cozinha e promove a diversidade nas escolhas alimentares. Os encontros são realizados a cada 15 dias na Casa de Cursos Francisco Alves Dias e os alunos serão acompanhados por responsáveis e pela equipe técnica da APAA.