Nesta terça-feira, dia 14, um Gato do Mato, animal silvestre que pertence as espécies nativas da região, foi resgatado nas proximidades do Arroio Taquarembó (Ponte do Guterres). Um motorista foi quem encontrou o animal na estrada e realizou os p
Nesta terça-feira, dia 14, um Gato do Mato, animal silvestre que pertence as espécies nativas da região, foi resgatado nas proximidades do Arroio Taquarembó (Ponte do Guterres).
Um motorista foi quem encontrou o animal na estrada e realizou os primeiros socorros. Após contato com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), foi orientado que o animal fosse encaminhado para tratamento em uma clínica veterinária na cidade de Cachoeira do Sul.
O órgão estadual entrou em contado com o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Dom Pedrito, que junto da Secretaria de Obras, Viação e Serviços Públicos, viabilizaram o transporte do felino.
De acordo com Anabela Silveira de Oliveira Deble, bióloga, professora dra do Curso de Ciências Biológicas e Gestão Ambiental da Urcamp, o animal é um indivíduo jovem (filhote) comumente chamado de gato-do-mato-grande, pertencente à espécie Leopardus geoffroyi, felino encontrado no centro da Bolívia, Paraguai, na região do Pampa gaúcho até o estreito de Magalhães.
OUTRAS CURIOSIDADES
O gato do mato grande é noturno e solitário, só é encontrando com outros de sua espécie, na época de reprodução. Eles já foram observados se levantando sobre suas patas traseiras para escanear a paisagem ao seu redor e usando a sua cauda como suporte, um comportamento incomum entre os felinos. Ele é perfeitamente capaz de subir em árvores, mas raramente o faz.
Eles estão no topo da cadeia alimentar de seu ecossistema e se alimentam principalmente de roedores, lebres, pequenos lagartos, insetos e, ocasionalmente, sapos e peixes. As fêmeas possuem territórios de 2 a 6km², enquanto os machos de até 12km².
“Jamais creia que os animais sofrem menos do que os humanos. A dor é a mesma para eles e para nós. Talvez pior, pois eles não podem ajudar a si mesmos”. Dr. Louis J. Camuti.
Preserve a fauna local, preserve o meio ambiente.