17/01/2024 Sec. de Educação

PROGRAMA “VISÃO PARA SEMPRE” COMPLETA 20 ANOS

O Rotary Club de Dom Pedrito, realizou a entrega de Certificado de Reconhecimento aos integrantes do Programa Visão para Sempre, na presença de rotarianos e representantes da Prefeitura.

Este programa visa combater a ambliopia, doença grave que ocasiona cegueira irreversível, podendo atingir 4% da população, ou seja, 1 em cada grupo de 25 crianças. Razão pela qual o diagnóstico precoce, antes dos 6 anos de idade, é a única forma de tratar a tempo de reverter a piora da visão.

Criado em 2003, o Programa Visão para Sempre, nesses 20 anos já realizou o exame em aproximadamente 16 mil crianças. Em 2012 foi apresentado em Porto Alegre. Em 2014, no Rio de Janeiro, recebeu premiação em concurso nacional ficando entre os melhores programas sociais do Brasil.

Em junho de 2022, a revista Rotary Brasil, concedeu reportagem especial de capa, com nove páginas dedicadas ao Programa Visão para Sempre. Revista com tiragem de 45.000 exemplares, além da divulgação no formato digital on-line. A partir dessa visibilidade, o Rotary Club de Dom Pedrito foi procurado por várias entidades de outros estados, além de diversos municípios do Rio Grande do Sul com a intenção de replicar o Programa.

Após interrupção em razão da pandemia, em 2023 o programa foi retomado. Houve reforço no treinamento da equipe das avaliações, assim como melhorias nos materiais de registro das informações e confecção de camisetas para identificação dos integrantes durante as incursões nas escolas. Outra importante inovação neste ano foi a iniciativa de um casal de voluntários que realiza doações regulares ao Programa Visão para Sempre, no intuito de assistir às crianças identificadas com a doença ambliopia, exemplo que pode ser seguido por qualquer interessado, bastando contatar qualquer integrante do Rotary Club de Dom Pedrito.
Em 2023, foram atendidas 764 crianças, com a identificação de 109 crianças que necessitaram de encaminhamento.

O clube de serviço homenageou funcionários das secretarias de Saúde e Educação, que estão inseridos no Programa.

Foram homenageados: Luana Flôres Camponogara; Vânia Denise Guimarães da Rosa; Vera Lucia Alves Oliveira; Jannifher Boch Peçanha; Marli da Cruz Hernandes; Renata Medianeira Maia Chelotti; Liziane de Fátima Mirazo Viana; Andrea Vargas da Silva e Vanessa Padilha.

Na oportunidade, o casal Francisco Ângelo Oliveira e Jacira Espartel da Silva Oliveira, também recebeu homenagem.