10/05/2021

RITMO INTENSO DE VISITAÇÕES PARA CONTROLE E COMBATE DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

A equipe de vetores da Vigilância em Saúde realizou em 14 dias de trabalho, no mês de abril, a visitação em 1.724 imóveis, nos bairros Centro, Dr. José Tude de Godoy, Getúlio Vargas e São Gregório. A maior parte das visitas foi concentrada nos bairros Centro e Tude de Godoy.

Foram coletadas 87 amostras de larvas, sendo que 57 do mosquito Aedes aegypti e 30 do mosquito Culex.

Das 57 amostras positivas para o mosquito Aedes aegypti, 33 no bairro José Tude de Godoy, 23 no bairro Centro e uma no bairro Getúlio Vargas, focos encontrados em uma escola municipal, residências, comércios, cemitério e uma revenda de pneus.

Vale salientar que qualquer deposito que acumule água limpa ou suja, serve de criadouro para o mosquito Aedes aegypti.

Nas bocas de lobo da área central não é realizada a coleta de larvas pela dificuldade de acesso, mas estas estão sendo tratadas com larvicida biológico.

A equipe solicita uma maior atenção por parte de todos, ressaltando que ninguém cria o mosquito Aedes aegypti porque quer, mas sim por descuido ou por falta de conhecimento.

Citamos alguns criadouros que passam despercebidos, como por exemplo: calhas, lajes com desnível, caixas coletors da água da chuva, ralos, lixeiras, plantas em vazos com água, pátios que acumulam água da chuva, ar condicionado central, caixas d'agua desativadas, lonas usadas em cobertura ou jogadas no chão e garrafas.