Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
01/03/2023 Sec. de Educação
COMPARTILHAR NOTÍCIA

ANO LETIVO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE DOM PEDRITO COMEÇA NESTA QUINTA-FEIRA

Cuidados com a alimentação e capacitação das equipes serão destaque em 2023.

O ano letivo da rede pública municipal de Dom Pedrito para os alunos da educação infantil e do ensino fundamental das escolas municipais urbanas e do campo terá início na próxima quinta-feira (2 de março). Os alunos inscritos no sistema de creche das escolas municipais e de educação infantil já estão em atividade desde a última quinta-feira (23).

O começo das atividades da rede pública de ensino pedritense será marcado pela organização e capacitação das equipes escolares. A abertura oficial do ano letivo acontece nesta quarta-feira (1º de março), a partir das 19h, no CTG Rodeio da Fronteira. Durante o evento, serão realizadas duas palestras - “Você nasceu para fazer a diferença: Transcenda limites”, com o palestrante Giovani Zanetta, , consultor empresarial , especialista em gestão de pessoas e comunicação, atua há mais de 20 anos no mercado, e “Motivação e Autoconhecimento”, com o professor Dr. João Lemes, jornalista há mais de 30 anos, especialista nos assuntos sobre valorização do servidor público, em mídias impressas e digitais e autor da obra “20 anos de Jornalismo”.

Alimentação escolar em destaque
Além da preocupação com o sistema de ensino e a estrutura das escolas, a alimentação das crianças também é prioridade da gestão municipal. Durante as férias de verão, a equipe multidisciplinar da Secretaria de Educação de Dom Pedrito trabalhou para preparar o cardápio da merenda escolar oferecida pelas escolas públicas municipais da cidade, sempre com atenção à saúde das crianças e à qualidade dos alimentos oferecidos.

Conforme a nutricionista Carolina Fagundes, a alimentação escolar dos alunos das escolas municipais está em constante mudança. “A exemplo dos outros anos, em 2022 tivemos mais alguns avanços, como a inclusão da fórmula para crianças de zero a seis meses, e a segunda fórmula para crianças de seis meses a um ano de idade, substituindo o leite comum uht oferecido para os maiores de um ano”, destacou a especialista.

A nutricionista Marineusa Ramalho, responsável pelo cardápio das escolas de ensino fundamental, destaca que o investimento do município em alimentação escolar superou a marca dos R$500 mil, ultrapassando o valor repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em 2022, que foi de R$367.640,29. “Esses recursos demonstram o compromisso com a alimentação de qualidade”, frisa.

Conforme as profissionais de saúde, mais de 30% de tudo que é comprado para a alimentação escolar em Dom Pedrito é originário da agricultura familiar, como o morango, que foi recentemente inserido no cardápio de frutas ofertadas aos alunos, além do suco de uva 100% integral. No final de 2022, com o intuito de diversificar o cardápio de lanches dos alunos de creche e pré-escola, foram acrescentados ao menu queijo, presunto e pães diversos. Destaque também para a elaboração dos cardápios especiais em caso de alergia alimentar, diabetes, pressão alta, entre outras restrições alimentares.

Além disso, a equipe está trabalhando para que, em breve, o cacau em pó substitua o achocolatado. Conforme recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar, alunos de até três anos de idade não devem ter contato com o açúcar, componente presente em grande quantidade nos achocolatados. "Pretendemos aos poucos substituir esses hábitos em prol da saúde de nossas crianças", comentam as especialistas.

Ações de conscientização sobre a importância de uma boa alimentação também fazem parte das atividades realizadas junto às equipes das secretarias de Saúde e Assistência Social. No ano passado, foi trazido ao município uma peça teatral, com o intuito de promover a alimentação saudável de forma lúdica e divertida.

As nutricionistas destacam que, para este ano, além do cacau em pó, estão solicitando a inclusão da carne suína nos cardápios, promovendo mais uma opção saudável de proteína oferecida aos alunos.
 
Equipe de trabalho
Para a alimentação escolar a prefeitura conta exclusivamente com um Setor de Nutrição e Alimentação Escolar, onde trabalha uma equipe composta por duas nutricionistas, uma auxiliar administrativa, um ajudante na distribuição dos gêneros e um motorista para a entrega dos gêneros alimentícios nas escolas. A produção dos alimentos é feita diretamente nas cozinhas das escolas pelas cozinheiras e auxiliares.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé