No dia 30 de agosto de 2025, acontece no Parque Juventino Corrêa de Moura, em Dom Pedrito, um grande encontro da arte poética e da tradição gaúcha: o 2º Obelisco da Poesia Gaúcha e o 2º Renascer da Poesia Crioula.
No dia 30 de agosto de 2025, acontece no Parque Juventino Corrêa de Moura, em Dom Pedrito, um grande encontro da arte poética e da tradição gaúcha: o 2º Obelisco da Poesia Gaúcha e o 2º Renascer da Poesia Crioula. Promovido pela Coordenadoria Municipal de Tradicionalismo e pela Prefeitura de Dom Pedrito, com apoio da Câmara Municipal de Vereadores, o festival têm o propósito de valorizar a identidade cultural do Rio Grande do Sul, fomentar novos talentos e reunir poetas, declamadores, amadrinhadores e apreciadores da arte declamatória.
O Obelisco da Poesia Gaúcha tem como foco a exaltação da cultura sul-rio-grandense por meio de poemas inéditos que abordem temas como os costumes, a história e as paisagens do nosso estado, com destaque para a cidade de Dom Pedrito. Os trabalhos selecionados passarão por triagem realizada por uma comissão avaliadora de renome, formada por Marcelo D’Avila, Silvana Andrade e Márcio Fagundes. Dez poemas serão classificados para a final, e seus autores receberão premiação em dinheiro no valor de R$ 1.000,00 cada.
Durante a noite do festival, os poemas serão apresentados em palco com declamadores e amadrinhadores, exigindo performance decorada e indumentária típica. Serão entregues troféus para os melhores em diversas categorias, incluindo Melhor Poesia, Melhor Intérprete, Melhor Amadrinhador(a), Melhor Trabalho em Palco e o troféu especial de Melhor Tema Histórico – Nelson Oliva.
As inscrições para o Obelisco seguem até o dia 25 de julho, exclusivamente pelo e-mail obeliscodapoesiagaucha@gmail.com, e estão abertas a poetas de todo o Brasil.
Paralelamente, o palco também será ocupado pelos jovens talentos da poesia na segunda edição do Renascer da Poesia Crioula, que visa incentivar crianças e adolescentes entre 9 e 15 anos a se expressarem por meio da declamação. O festival será dividido em duas fases: Local, com declamadores e obras pedritenses, e Regional, aberta a jovens de todo o estado.
Cada fase terá até cinco finalistas selecionados por vídeo, e os melhores declamadores receberão troféus e brindes simbólicos. A apresentação também será feita com acompanhamento de amadrinhador e trajes típicos. As inscrições, que também encerram em 25 de julho, devem ser feitas pelo e-mail renascerdapoesiacrioula@gmail.com, com envio de vídeo da declamação.