No final da manhã desta sexta-feira, dia 6, aconteceu o encerramento do Curso Profissionalizante em Lã Crua, numa realização da Prefeitura de Dom Pedrito através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Sindicato Rural e Senar. O cur
No final da manhã desta sexta-feira, dia 6, aconteceu o encerramento do Curso Profissionalizante em Lã Crua, numa realização da Prefeitura de Dom Pedrito através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Sindicato Rural e Senar.
O curso foi realizado na Casa de Cursos Francisco Alves Dias, com carga horária de 40 horas, com a instrutora Luciana Viana, que tem experiência de 24 anos na área.
Durante as aulas, o que mais chamou a atenção das participantes foram as técnicas de feltragem molhada e feltragem seca ou agulhada.
Segundo Maria do Horto Fontoura Cartana, que é criadora de ovinos e participante do Curso Profissionalizante de Confecção em Lã Crua, essa oportunidade é imperdível. “Precisamos agregar valor ao nosso produto, que é a lã. A feltragem molhada que aprendi aqui é um processo versátil e até terapêutico. Confeccionamos cobertas, boinas, camisas e pantufas a partir do tecido feito na feltragem. Com certeza são ensinamentos que serão muito úteis”, destacou ela, que é uma das formandas de hoje.
A coordenadora da Casa de Cursos, Fátima Pilecco, comemora os frutos dessa formação, uma vez que, além de toda variedade que foi possível confeccionar tem um empresário que já se interessou por algumas peças e fará encomendas diretas a profissional. “Outras peças também poderão ser adquiridas na Feira Livre Municipal e nas Feiras de Artesanato, através da Associação de Artesãos Tecendo à Vida”, finalizou ela.