Para celebrar o sesquicentenário, a prefeitura de Dom Pedrito prepara uma extensa agenda de celebrações. No próximo dia 30 de outubro, o município que em 1872 se separou de Bagé completa 150 anos de emancipação político-administrativa. Entr
Para celebrar o sesquicentenário, a prefeitura de Dom Pedrito prepara uma extensa agenda de celebrações.
No próximo dia 30 de outubro, o município que em 1872 se separou de Bagé completa 150 anos de emancipação político-administrativa. Entre as atividades, estão programados shows, apresentação de escola de samba e competição estudantil.
O prefeito Mário Augusto Gonçalves explica que todas as atividades da gestão, desde o início do ano, foram pensadas para valorizar a comemoração do aniversário do município. “Protagonizamos essa celebração para abraçar os que aqui nasceram e também os aquerenciados. Somos um povo que tem como uma das principais características o acolhimento. Todos fazem parte desta história”, disse.
De acordo com Mário Augusto, é uma honra capitanear o Executivo municipal em um marco temporal como este para a cidade. “É motivo de muito orgulho ser o prefeito do lugar que mais amo estar e viver no ano em que completamos 150 anos. Pensar, programar, ser parte desta grande festa que a nossa Capital da Paz está sendo protagonista, neste importante ano, é um orgulho, mas também um grande desafio”, destaca.
Festejar os 150 anos de vilamento é uma forma de homenagear os indígenas e os jesuítas que fizeram parte da formação do povo de Dom Pedrito. “Celebramos no presente os feitos pretéritos dos pedritenses que construíram nossa comunidade. Hoje, nos destacamos na produção de soja e arroz, nos rebanhos com genética de ponta, nos vinhedos, nos olivais e maçanzais, no comércio pujante e educação de qualidade, e festejamos isso, sem deixar de lado o reconhecimento da importância das gerações passadas”, explica.
As celebrações não param por aqui. A programação vai até 30 de outubro de 2023 e prevê ações das mais diversas a fim de promover a cultura, o esporte, o lazer, a inovação e o desenvolvimento socioeconômico, por meio da agropecuária e do turismo, com uma visão global sobre a cidade.
Confira a programação especial da semana de aniversário