Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
21/06/2023 Sec. de Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

DOM PEDRITO CONFIRMA O SEGUNDO CASO DE CHIKUNGUNYA DO ANO

As autoridades em saúde do município reforçam o alerta à população, que não deixe de tomar os devidos cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que, além de transmitir o vírus da dengue...

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Dom Pedrito confirmou nesta Terça-feira (20, o segundo caso de Chikungunya deste ano. O resultado foi divulgado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (LACEN). Trata-se de uma paciente, de 8 anos, moradora do Assentamento Upacarai. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, o caso é autóctone, ou seja, foi contraído no próprio município.
 
A coleta foi solicitada pela médica pediatra diante dos sintomas apresentados como: febre alta, dor de cabeça, náuseas, vômitos, inapetência e prostração. A paciente já encontra-se recuperada.
 
As autoridades em saúde do município reforçam o alerta à população, que não deixe de tomar os devidos cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que, além de transmitir o vírus da dengue, também transmite a febre Chikungunya e o Zica vírus, causador da microcefalia.
 
É necessário que a população auxilie no combate do mosquito, com a eliminação de água parada nas residências.
 
Orientamos que, quem tiver sintomas como: Febre, dor no corpo, na cabeça, atrás dos olhos, nas articulações ou abdominal, cansaço, náuseas ou vômitos, vermelhidão e "coceira" no corpo, procure o seu médico ou da Unidade de Saúde mais próxima.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé