Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
19/10/2022
COMPARTILHAR NOTÍCIA

DOM PEDRITO HOMENAGEIA EMPRESAS INOVADORAS NA 2ª EDIÇÃO DO PRÊMIO RAMÓN TORRES

A Prefeitura de Dom Pedrito homenageou, nesta terça-feira (18), seis empresas que se destacaram pelas iniciativas inovadoras em 2022. A cerimônia ocorreu na Casa dos 150 Anos, no Parque de Exposições Juventino Corrêa de Moura. É a 2ª edição

A Prefeitura de Dom Pedrito homenageou, nesta terça-feira (18), seis empresas que se destacaram pelas iniciativas inovadoras em 2022. A cerimônia ocorreu na Casa dos 150 Anos, no Parque de Exposições Juventino Corrêa de Moura. É a 2ª edição do Prêmio Ramón Torres, instituído em 2021 pelo Executivo municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Cultura e Turismo. 

O prefeito Mário Augusto parabenizou o trabalho dessas famílias e colaboradores ao destacar a inovação empregada diariamente e que já está incorporada na rotina dessas empresas. 

“Nosso agradecimento aos grandes empreendedores que servem de inspiração para todos nós. Se queremos olhar para frente, para o futuro, não podemos perder de vista a pauta da inovação. Cada uma das empresas premiadas nesta noite serve de exemplo de boas práticas, que são de suma importância também na administração pública”, reforçou o prefeito. 

Em nome de todos os homenageados, o diretor e fundador da Guatambu Estância do Vinho, Valter José Pötter, reforçou que o trabalho persistente é a fórmula em comum das empresas agraciadas com a honraria. 

Confira a lista de empresas que receberam a homenagem: 

1. Guatambu Estância do Vinho - Medalha Nazeano dos Santos Vargas 

Empresa familiar com atuação no agronegócio desde 1958. Em 2003, iniciou o projeto de produção de uvas viníferas, com a implantação do vinhedo em Dom Pedrito utilizando mudas importadas da França e da Itália. A inauguração da estância ocorreu em 2013, uma das mais belas e estruturadas vinícolas brasileiras. 

O prédio, em estilo espanhol – arquitetura predominante no Pampa – conta com 3.000m² de alta tecnologia para elaboração de vinhos finos e espumantes, todos produzidos a partir de uvas próprias. Os espaços foram compostos com referências da cultura do Pampa Gaúcho, incluindo salão de eventos, auditório, loja para venda dos rótulos da Guatambu e produtos artesanais da região. 

A Guatambu Estância do Vinho tem recebido diversas premiações não só pela qualidade dos seus rótulos, mas também pelo cuidado com o meio ambiente e pelas iniciativas com impacto positivo na comunidade. 

 

2. Tibico Agropecuária - Medalha Bernardino de Vargas Royes 

Fundada em 1994 para venda de rações para animais, a Casa das Rações incluiu, aos poucos, a linha veterinária e de indumentária gaúcha. 

A Tibico Agropecuária nasceu em 2012, com a expansão da Casa das Rações. Hoje, é conhecida como Shopping Rural, pioneira na diversificação de produtos no setor agropecuário. Em 2017, o grupo também fundou a Tibico Rações, fábrica de rações. Os dois empreendimentos empregam 22 funcionários. 

 

3. Empório Fronteira - Medalha Nestor Cardona Machado. 

Em 2019, o empresário Marcos Etchichury Rodrigues resolveu testar produtos para o churrasco, paixão que despertou o desejo de empreender. A partir daí começou a mergulhar no mundo do assado, pesquisando, testando, buscando referências e trocando experiências. 

Inicialmente, as vendas eram on-line. Aos poucos, o sonho de ter uma loja física ganhou força, e foi concretizado em dezembro de 2020. Especializada em fornecer carne de qualidade para churrasco, a loja vende cortes para churrasco, bebidas, especiarias e utensílios que podem ser utilizados no assado. 

 

4. Regimar Variedades - Medalha Flávio Alves Bueno 

O casal Regina e Marcos começou a trajetória empreendedora com o trabalho na rua, enfrentando as intempéries climáticas, com a venda de lanches, algodão doce e pipoca. A motivação era sempre a mesma: proporcionar um futuro melhor aos três filhos. Com o passar do tempo, o casal montou uma banca para venda de jarras elétricas, térmicas e miudezas em geral na esquina da praça General Osório. Hoje, o casal é proprietário da loja Regimar Variedades. 

 

5. Restaurante Cumbuca - Medalha Luiz Mário Valejos Machado 

A empresa surgiu em 2004, a partir de um estudo que sinalizava uma oportunidade na área da alimentação em Dom Pedrito. Desde os primeiros meses, a comunidade respondeu positivamente à proposta de oferecer comida caseira com ‘sabor na medida certa’ do Restaurante Cumbuca. 

Em 2011, o restaurante passou a operar no prédio do já tradicional Hotel Alexandre, oferecendo também atendimento a eventos corporativos e festas, como aniversários e casamentos. Em 2016, foi inaugurado o Cumbuca Café. 

O Cumbuca encanta os visitantes com o sabor diferenciado, trazendo a alta gastronomia inserida no dia a dia típico do Pampa Gaúcho. Cortes de cordeiro, traíra, entrecot, através de receitas inovadoras, num ambiente que une o moderno e o rústico, trazendo uma identidade reconhecida para Dom Pedrito e região. 

 

6. Engenho Coradini LTDA - Medalha Pedro Ansuateguy – 150 anos 

A empresa se estabeleceu em Dom Pedrito em 1970, vislumbrando a maior oferta de arroz com casca. Ao acompanhar o desenvolvimento da lavoura arrozeira, o grupo aumentou a estrutura, priorizando as tecnologias mais avançadas do ramo, a preservação do meio ambiente e a integração social na comunidade. 

Em 1998, o Engenho Coradini inaugurou uma filial na BR-293 e implantou um parque industrial, com investimentos em controle e automatização de processos, tornando-se um referencial de segurança no setor. 

Em 2010, começa a funcionar uma planta de arroz parboilizado com tecnologia inédita no Brasil, integrada ao complexo industrial já existente, e uma usina de geração de vapor e energia elétrica utilizando biomassa – casca de arroz. O grupo passou, então, a investir em energia limpa, e colocou em funcionamento quatro usinas solares. Atualmente, está construindo mais duas, alcançando, no total, 4.264 kw. 

Em mais de 65 anos no mercado, o grupo se expandiu continuamente, investindo em robotização e na busca pela excelência nas atividades. O Engenho Coradini é uma das mais modernas e eficientes indústrias de beneficiamento de arroz do Brasil. 

 

Sobre Ramón Antônio Torres, que dá nome ao prêmio 

Uruguaio radicado em Dom Pedrito, Ramón Antônio Torres mandou edificar, em 1850, uma grande casa comercial, onde passou a vender arroz do Piemonte, licores e vinhos portugueses, espanhóis, franceses e italianos, enlatados europeus, queijos de Portugal e da Holanda, ferragens, chitas, linhos e prataria, entre outros. 

A casa de Ramón Torres assinala a maioridade do comércio. A aldeia do passo se torna definitivamente útil aos estancieiros, que deixam de se abastecer em outros locais. O estabelecimento, rodeado de árvores, torna-se rapidamente o mais importante ponto de encontro da região.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé