Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
26/05/2023 Sec. de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Cultura e Turismo
COMPARTILHAR NOTÍCIA

FÓRUM DESTACA VITIVINICULTURA DA CAMPANHA GAÚCHA

Durante o fórum, foram abordados os benefícios da produção de uvas e vinhos finos para fortalecer outros setores econômicos da região, como é o caso do enoturismo e da gastronomia.

Foi realizada, nessa quinta-feira, o 1º Fórum de Vitivinicultura da Campanha Gaúcha. O evento ocorreu no campus da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em Dom Pedrito, e destacou os resultados positivos que a pesquisa e os avanços científicos trouxeram ao setor e as perspectivas de atração de novos investimentos para a região.

Durante o fórum, foram abordados os benefícios da produção de uvas e vinhos finos para fortalecer outros setores econômicos da região, como é o caso do enoturismo e da gastronomia. Além disso, tendências e oportunidades no mercado de vinhos, ciência e tecnologia, indicação de procedência da campanha gaúcha e políticas públicas voltadas à vitivinicultura foram discutidas no evento. 

Para o prefeito Mário Augusto o evento foi mais uma oportunidade para destacar a vitivinicultura da região e atrair novos olhares para o município “O evento proporcionou conhecimento, troca de experiências e oportunidades para o município, pois a campanha gaúcha tem na diversificação da produção um dos principais fatores para o crescimento da vitivinicultura na região. Além disso, é aqui que formamos os enólogos do Brasil, já que somos sede do único curso de enologia do país.” disse o prefeito.  

A região responde por quase um terço da produção nacional de vinhos finos e, a partir da conquista do selo na modalidade Indicação de Procedência para a bebida, a região vem atraindo outros investimentos em outros segmentos, como no enoturismo, gastronomia e inovação.

O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, salientou durante a abertura do fórum, que eventos como esse destacam o potencial da região. "A formação de excelência de profissionais em uma instituição modelada contribui para que cada pessoa faça a mudança acontecer, principalmente no que diz respeito ao crescimento e desenvolvimento da região", destacou o secretário. 

O diretor de Planejamento do BRDE, Otomar Vivian destacou o potencial da região para ampliar o crescimento econômico “Todo o crescimento da vitivinicultura se deve muito à contribuição das pesquisas desenvolvidas na Unipampa. O fato de termos na região essa excelência em termos de pesquisas, com o único curso de formação superior em Enologia do país, é algo que precisamos saudar”, ressaltou Otomar Vivian.

 

O evento foi organizado pela Unipampa, em parceria com a prefeitura de Dom Pedrito e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado (Sebrae/RS),e contou com apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). 

O fórum também proporcionou ao público presente um almoço harmonizado com Carnes do Pampa e vinhos experimentais da Unipampa. Ao final do evento, foi realizada uma visita aos vinhedos experimentais da universidade. A área apresenta uma coleção de 80 cultivares de diferentes uvas para a produção de vinho e suco, combinando o cultivo convencional e orgânico.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé