Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
14/04/2023 Sec. de Educação
COMPARTILHAR NOTÍCIA

PREFEITURA DE DOM PEDRITO DEBATE MEDIDAS PARA FORTALECER A SEGURANÇA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Entre as ações estão a implementação de videomonitoramento, botão do pânico e ampliação do suporte psicológico aos alunos e docentes

A Prefeitura de Dom Pedrito promoveu, na manhã desta sexta-feira (14), um fórum de debates entre instituições do poder público e profissionais da educação de escolas públicas e particulares. O objetivo foi tratar de ações de fortalecimento da segurança nas escolas do município. 

Durante o encontro, que ocorreu no Auditório Nely Firpo - Instituto Artístico Carlos Gomes, foram apresentados dados e ações que já vêm sendo executadas pela administração municipal na área de saúde mental e segurança. Integrantes da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil apresentaram as estratégias que vêm sendo colocadas em prática para ampliar a segurança nas unidades escolares.

Poder Executivo, Legislativo, autoridades das forças de segurança, profissionais da educação, saúde, assistência social, representantes das escolas municipais, estaduais e particulares, discutiram medidas efetivas para a prevenção à disseminação de pânico, especialmente por meio da divulgação de notícias falsas. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e o Conselho Tutelar reafirmaram a parceria com estes órgãos.

"Este é um esforço que o município está fazendo para garantir a segurança em todo o ambiente escolar, mas nós pedimos também a colaboração dos pais, para que atuem acompanhando de perto o que seus filhos veem na internet, o que estão levando para as escolas e que também imponham limites”, acrescentou Mário Augusto.

Empenhado em combater o pânico e ser efetivo na prevenção da violência no contexto escolar, o governo municipal adota medidas para tranquilizar os pais. “Queremos que os pais saibam que a escola é o ambiente mais seguro para os seus filhos. Para isso, vamos aprimorar nossos procedimentos de segurança, com videomonitoramento e botão do pânico nos colégios, ampliação do suporte psicológico aos alunos e docentes e a implementação de micro-fóruns em escolas, trazendo os pais e responsáveis para a discussão”, declarou o prefeito Mário Augusto.

Medidas que serão adotadas

Será implementado um sistema de câmeras de monitoramento e botões de pânico nas 16 escolas da Rede Municipal, garantindo mais segurança aos alunos, professores e funcionários dessas unidades. Segundo a secretária de Planejamento, Gestão Estratégia e Meio Ambiente, Luciane Moura, a expectativa é que até o final do mês de abril a empresa responsável pela instalação dos equipamentos de segurança inicie os trabalhos. "O próximo passo agora é as secretarias mapearem suas necessidades, seus orçamentos e encaminharem suas análises. Queremos começar a instalação das câmeras o quanto antes”, explicou a secretária.

Uma outra frente de trabalho será focada na saúde, na qual a prefeitura intensificará a rede de atendimento psicológico, dando a atenção devida à saúde mental dos estudantes. “É de extrema importância ficarmos atentos aos sinais dos alunos, por isso vamos ampliar nosso trabalho dando o auxílio necessário em situação de violência nas escolas com profissionais da saúde, incluindo psicólogos e assistentes sociais, para atender à comunidade escolar”, afirma a secretária de Saúde, Raquel Stochero.

Para dar continuidade nos fóruns sobre segurança nas escolas, o próximo passo será na comunidade escolar, com os profissionais, pais e responsáveis pelos alunos para que estes possam ser orientados quanto aos sinais de alerta. O objetivo é fazer com que as famílias se envolvam nas atividades escolares, criando uma relação de diálogo e parceria permanente com as escolas. “Formaremos uma comissão para trabalhar os temas dos fóruns personalizados, com a formação de uma comissão. Contaremos com a colaboração da comunidade para que se façam presentes nestas reuniões”, ressaltou o prefeito.

A convocação do fórum, nomeado “Segurança nas escolas: pela paz de todos nós”, surgiu a partir de um pedido da vereadora Rosemeri Martins dos Santos.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé