17/03/2023 Sec. de Planejamento, Gestão Estratégica e Meio Ambiente

PREFEITURA DE DOM PEDRITO INICIA PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DA GESTÃO MUNICIPAL

A partir da estruturação de uma rede colaborativa interna, a expectativa é que 85% dos documentos da Prefeitura tramitem em meio digital até o final de 2023

A Prefeitura de Dom Pedrito vem avançando no processo de transformação digital da administração municipal. O objetivo é modernizar as rotinas de trabalho dos servidores, tornando o atendimento das demandas mais ágil, simples e eficiente, além de melhorar a experiência do cidadão nas solicitações dos serviços públicos. Com a ação, a Prefeitura espera aprimorar ainda mais a gestão dos gastos governamentais, com a economia na aquisição de equipamentos, papel e insumos de impressão.

De acordo com o prefeito Mário Augusto, a digitalização dos processos vai gerar mais economia, entregar transparência à população e aos servidores públicos, tornando as demandas mais dinâmicas, com fluxogramas mais flexíveis e capazes de agregar valor às rotinas administrativas. “Vamos ter um sistema moderno e informatizado de gestão, com ferramentas necessárias e recursos humanos e tecnológicos certos para tornar a Prefeitura cada vez mais digital e participativa, inovando no ambiente público”, destacou.

Segundo o prefeito, a mudança incluiu capacitação de profissionais que atuam na Prefeitura, nas seções diretamente envolvidas com os processos administrativos. Os treinamentos internos começaram nesta semana e todos servidores já estão incluídos na nova imersão. “Os treinamentos são de extrema importância, pois somente com a capacitação será possível que todos consigam acessar a plataforma digital para executar seu trabalho com êxito. Esta é uma oportunidade de facilitar o nosso trabalho e estimularmos hábitos sustentáveis”, completou Mário Augusto.

Esta iniciativa é coordenada pela Secretaria de Planejamento, Gestão Estratégica e Meio Ambiente, juntamente com o Departamento de Informática, que já vem há alguns anos estruturando esta implementação. “A medida vai proporcionar agilidade, segurança, aumento da produtividade, redução do tempo e monitoramento da tramitação, padronização de procedimentos nas secretarias, facilidade na abertura de protocolos e redução de custos com insumos, armazenamento e transporte”, explica a secretária da pasta, Luciane de Moura.

É importante ressaltar que esta é uma forma de colocar em prática ações sustentáveis para o meio ambiente, como a redução no uso de papel.  A previsão é finalizar 2023 com 85% dos processos administrativos municipais tramitando em meio digital.