PREFEITURA RECONHECERÁ EMPRESAS E PRODUTORES QUE MAIS CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADE Homenagem será entregue neste sábado (22), às 17h30 A Prefeitura de Dom Pedrito, por meio da Secretaria da Fazenda, reconhecerá as 10 maiores empr
PREFEITURA RECONHECERÁ EMPRESAS E PRODUTORES QUE MAIS CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADE
Homenagem será entregue neste sábado (22), às 17h30
A Prefeitura de Dom Pedrito, por meio da Secretaria da Fazenda, reconhecerá as 10 maiores empresas e os 10 maiores produtores rurais que mais contribuíram com valor adicionado fiscal, principal parâmetro para calcular a arrecadação de ICMS no município.
A entrega do Mérito Bernardino Ângelo da Fonseca será neste sábado (22), às 17h30min, na Casa dos 150 Anos, no Parque de Exposições Juventino Corrêa de Moura, evento que ocorre junto à programação da 89ª Expofeira de Dom Pedrito.
Ao lembrar que 2021 foi um ano complicado para a economia brasileira devido à pandemia de Covid-19, que impôs limitações, o prefeito Mário Augusto de Freire Gonçalves reforçou a resiliência dos empresários e dos produtores rurais.
“Devemos um reconhecimento às empresas cujo empenho em seguir gerando emprego e renda é um dos motivos pelos quais conseguimos estruturar um orçamento que possibilita investimentos no que mais importa à população: educação, saúde e infraestrutura, entre outras demandas. Temos orgulho do povo pedritense, que é trabalhador e vocacionado para o empreendedorismo”, ressalta Mário Augusto.
O ICMS é a principal fonte orçamentária do município e, para esse cálculo, o Estado leva em conta sete parâmetros com pesos diferentes. O de maior peso é o Valor Adicionado Fiscal (VAF), responsável por 75% da composição do valor que retorna aos municípios. É nesse índice que as empresas e os produtores rurais de Dom Pedrito contribuem de maneira significativa para o desenvolvimento local, por meio da forte contribuição para a formação do VAF.
Esse valor, junto às outras arrecadações, forma o orçamento do município, que mantém a máquina administrativa em funcionamento e possibilita investimentos nas principais áreas, como saúde, infraestrutura e educação.