A Lei nº 2.548, que institui o Programa de Prevenção à Violência e às Drogas através da abordagem multidisciplinar e transversal do tema no currículo das escolas municipais da rede municipal de ensino básico de Dom Pedrito, foi tema da aula
A Lei nº 2.548, que institui o Programa de Prevenção à Violência e às Drogas através da abordagem multidisciplinar e transversal do tema no currículo das escolas municipais da rede municipal de ensino básico de Dom Pedrito, foi tema da aula inaugural de hoje, com a doutora em Sociologia, Simone Ruduit, que abordou - “Violência na Escola: Experiências de Enfrentamento”.
A referida Lei, é fruto de um projeto de Lei dos vereadores Rosemeri dos Santos e Patrício Antunes. Todas as escolas do município deverão incluir em seus projetos pedagógicos e grade curricular, a realização de atividades que tenham por objetivo promover a abordagem de temas relacionados à prevenção da violência e das drogas.
A abordagem de hoje, foi direcionada especialmente aos alunos do 8º e 9º anos e, a partir de agora, as escolas trabalharão na temática, incorporando as situações do dia a dia.
“Dom Pedrito é o primeiro município do Estado a incluir a temática da violência e das drogas no currículo escolar”, enfatizou Patrício. Para Rosemeri, essa aula inaugural é de suma importância, momento de debate e reflexão para alunos e professores, “precisamos desses momentos”.
Conforme o vice-prefeito Guiga, que representou o prefeito Mário Augusto no evento, é muito importante esse trabalho que a Secretaria de Educação tem feito, de discutir os problemas que vão surgindo diretamente com as comunidades escolares e as demandas trazidas pela população e, Legislativo, como por exemplo o bullying, bem-estar animal e, agora a violência e drogas.
O secretário da Educação Marco Antonio Rodrigues, destaca a necessidade de conversar com as comunidades escolares, “equipes diretivas, professores, pais, alunos devem discutir abertamente sobre as situações que ocorrem nas escolas. Nós como Secretaria da Educação estamos atentos e sempre interferindo, somando através da busca de informações e conhecimento, como é o caso da aula inaugural de hoje. Somos uma extensão das Escolas”.
Em primeira mão, o secretário adiantou que já está tramitando a contratação de uma empresa terceirizada para o serviço de portaria para as escolas de ensino fundamental da rede municipal, com o objetivo de trazer mais tranquilidade e segurança as comunidades escolares.
Nos próximos dias, Patrício e Rosemeri, formarão uma comissão e visitarão as escolas, com objetivo de colaborar com a implantação dessa importante Lei.