Cerca de 16 professores participaram da capacitação que integra o eixo Educação Empreendedora do Programa Cidade Empreendedora, que incentiva aprendizado com autonomia
Projetos de micromundos, ferramentas colaborativas, RPG educacional, robô com inteligência artificial, programação de computadores e até uma horta inteligente. Esses são alguns dos conhecimentos e experiências que os professores da Rede Municipal de ensino de Dom Pedrito, estarão levando para as suas salas de aula, após participarem do 4°encontro em Letramento Digital, em Pelotas. A capacitação integra o eixo Educação Empreendedora, do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae RS em parceria com a Prefeitura de Dom Pedrito.
Cerca de 16 professores da rede participaram do encontro, no Criar-Lab (Laboratório de Criatividade e Inovação apoiadas pelo uso da IA), no Pelotas Parque Tecnológico.
O laboratório Criar-Lab estimula o desenvolvimento de projetos e ações voltadas à criatividade, empreendedorismo e inovação apoiadas por inteligência artificial visando o fortalecimento da educação e do empreendedorismo.
Além dos professores, participaram também o Secretário de Educação, Marco Antônio, a Diretora Pedagógica, Izalina Oliva e a Supervisora de Projetos, Natana Falcão. Para o secretário este encontro proporcionou novas descobertas sobre o futuro e à inovação “Este encontro nos oportunizou grandes aprendizados, realizamos atividades relacionadas à inovação, robótica, estimulamos nossa criatividade e também aprendemos mais sobre a inteligência artificial. Nossos professores estão mais capacitados para desenvolver novas estratégias de ensino na sala de aula”, destacou Marco Antônio.
A formação proporcionou aos educadores uma imersão em aprendizagem criativa e pensamento computacional. Eles poderão desenvolver metodologias ativas, com o uso de ferramentas, componentes eletrônicos ou materiais reciclados.