25/01/2021

PROFISSIONAIS DEDICADOS AO COMBATE E PREVENÇÃO DA COVID-19 EM DOM PEDRITO

A Secretaria de Saúde de Dom Pedrito, informa que para o atendimento de sintomáticos para a Covid-19, continuam atuando os servidores municipais no ambulatório, adaptado no Centro de Convivência da Família, desde março de 2020, que fica na rua Bernardiino Ângelo, 1854. Horário de atendimento é das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia.

Já o trabalho de triagem, coleta, transporte das amostras, levantamentos administrativos, contato com os pacientes em isolamento e informações, é realizado pela equipe da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Dom Pedrito, que teve sua equipe reforçada por profissionais de saúde de outras frentes.

O prédio da Vigilância Epidemiológica agora está em novo endereço, na rua Trilha de Lemos, 1661.

Em fevereiro de 2020, antes mesmo do primeiro caso da Covid-19 no Rio Grande do Sul ser confirmado, Dom Pedrito reuniu profissionais de diversos setores da Prefeitura e de Saúde do município e montou o COE (Centro de Operações de Emergências).

“Desde então, fomos aborvidos por tanto trabalho que nos reunimos pouco como COE”, explica a responsável pela Vigilância Epidemiológica, Salete Schardong, relatando haver uma certa confusão da população em relação aos serviços prestados, onde a maioria se refere ao COE, mas na verdade são executados por diversos profissionais divididos em frentes de trabalho.

Todos os atendimentos são feitos pela Vigilância Epidemiológica e pelos profissionais da saúde da Secretaria de Saúde e, também no Pronto Socorro e Santa Casa de Caridade em casos de urgência e internações.

“O COE é na verdade, um grupo de profissionais de diversas frentes que se reúnem para tomar decisões. Os serviços são realizados dentro de cada setor”, relata Salete.

Telefones importantes:

Vigilância Epidemiológica: 3243-1581 (inativo no momento, passa por processo de instalação em novo endereço) ou 99922 4401.

Ambulatório sintomáticos da Covid-19: 3243-1860.