Dentro das comemorações do aniversário deste ano, da casa, está prevista uma programação variada, que destaca, inclusive, o 1º Encontro da Família Firpo.
A partir da próxima terça-feira (18), iniciam as atividades que registram os 55 anos do Museu Paulo Firpo, com realização da parceria entre a Prefeitura de Dom Pedrito, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Cultura e Turismo, o Departamento de Cultura e a Associação de Amigos do Museu Paulo Firpo, além do próprio Museu.
Confira abaixo, a programação completa das festividades deste importante local, que guarda e reproduz dia a dia, partes essenciais da história de Dom Pedrito.
MUSEU PAULO FIRPO NA HISTÓRIA
O Museu de Dom Pedrito foi fundado em 23 de abril de 1968, sob a denominação de Museu Ponche Verde, tendo como principal entusiasta Paulo Firpo, considerado o maior memorialista pedritense. Instalado inicialmente em uma sala da Casa Paroquial, o museu foi inaugurado em 26 de abril de 1971.
Após o falecimento de Paulo Firpo, o local herdou o nome do célebre pedritense e mentor da instituição. Ali, o nome Museu Paulo Firpo se eternizava. No ano de 1977, já em sala da Prefeitura, ocorreu um processo de revitalização, inspirado nos moldes da museologia moderna.
O prédio centenário que abriga o Museu, antes de ser a última sede do Partido Libertador, teve diversas ocupações: casa particular, fábrica de calçados e sapataria, escola, sanatório, anexo de hotel e espaço de ensaios para bandas e ballet. O extinto Partido Libertador doou o prédio para ser sede do Museu Paulo Firpo, então ocupado desde 1987.
O Museu Paulo Firpo é a sede da 6ª Região Museológica, do Sistema Estadual de Museus/RS e recebeu o Troféu do Governo do Estado “Noite da Cultura Gaúcha”, em 2006 e, anos após, em 2018, o Prêmio “50 Anos, Museu Destaque / 2018” da Secretaria de Cultura do Estado.