Na última sexta-feira (2), em Porto Alegre, na Famurs, foi realizado o I Seminário para Apresentação dos Resultados do Projeto SOS Imama, onde foram convidados os municípios de Gravataí, Alvorada, Candiota e Dom Pedrito, para falar sobre a exp
Na última sexta-feira (2), em Porto Alegre, na Famurs, foi realizado o I Seminário para Apresentação dos Resultados do Projeto SOS Imama, onde foram convidados os municípios de Gravataí, Alvorada, Candiota e Dom Pedrito, para falar sobre a experiência de receber o projeto e apresentação dos dados coletados nas referidas regiões.
Representando a Secretaria de Saúde de Dom Pedrito, estava a técnica em Enfermagem Enilda Fontoura dos Santos, que estava acompanhada do enfermeiro Dionatan Gomes. Enilda iniciou a sua fala parabenizando a iniciativa do Projeto SOS IMAMA - rede de apoio de diagnóstico ágil, “posso resumir esse projeto com uma palavra - Esperança", destacou ela logo no início da sua fala.
Conforme ela, a Esperança é que que os índices diante do câncer de mama sejam diminuídos através da rede de apoio. “Esperança que estratégias sejam organizadas a partir desse levantamento realizado pelo projeto, tirando da invisibilidade barreiras que sejam dificuldade para que se consiga um controle realmente efetivo para o câncer de mama”, enfatizou ela.
Ressaltou ainda, a importância de qualificar a equipe com capacitações dos profissionais de saúde para fortalecer o acolhimento e o comprometimento necessário em todos os serviços de saúde. “Sabemos que podemos ter 95% de chance de cura para o câncer de mama quando o diagnóstico é feito precocemente através da mamografia e precisamos fazer com que todas as nossas mulheres a partir de 40 anos tenham acesso fácil a mamografia, tanto a de rastreamento como a de diagnóstico. Por isso, esse projeto é tão importante”, relatou.