Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
28/04/2022
COMPARTILHAR NOTÍCIA

REUNIÃO RESSALTA A IMPORTÂNCIA DA ATUALIZAÇÃO VACINAL DOS TRABALHADORES EM GERAL

Nesta quarta-feira, dia 27, a direção técnica do Pronto Socorro e os setores de Imunizações e da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Dom Pedrito, promoveram uma reunião com os Sindicatos que representam as diversas categorias do munic

Nesta quarta-feira, dia 27, a direção técnica do Pronto Socorro e os setores de Imunizações e da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Dom Pedrito, promoveram uma reunião com os Sindicatos que representam as diversas categorias do município, trabalhadores rurais, indústria, comércio, professores, entre outros.

Na oportunidade, os profissionais de saúde, onde também estavam presentes representantes da Secretaria de Saúde, destacaram a importância de estar com o calendário vacinal em dia, evitando problemas de saúde aos trabalhadores, doenças graves que podem levar à morte.

Nos últimos dois anos, muito se falou da vacina contra a Covid-19, assim que lançada foi uma corrida aos pontos de vacinação. Passado o pico de contaminações e internações graves, em razão da própria vacinação, as pessoas têm deixado de fazer a dose de reforço, por achar que já estão imunizados.

De acordo com a chefe do setor de Imunizações, a enfermeira Raquel Stochero dos Santos, infelizmente esse tem sido o comportamento de grande parte da população, não só em relação à Covid-19, mas para todas as vacinas que o SUS disponibiliza gratuitamente.

“Todas os imunizantes preconizados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, devem ser aplicadas de acordo com as faixas etárias, esquemas e doses determinadas para garantir a proteção”, destacou a enfermeira.

“A vacina é uma medida preventiva, e não curativa”, alerta ela, citando o Tétano como exemplo, “as pessoas se machucam e nos procuram para aplicação da antitetânica, se estivessem com o calendário vacinal em dia não teriam essa preocupação”.

Quando a cobertura vacinal fica abaixo da meta, as doenças voltam a circular. Um caso é o Sarampo, que já havia sido eliminado do Brasil em 2016, mas, em decorrência das baixas coberturas nos anos posteriores, voltou a causar surtos pelo país desde 2018.

A iniciativa visa conscientizar os trabalhadores da necessidade de estar com o calendário vacinal em dia e para que empregadores estimulem a vacinação, esse ato gera saúde para o trabalhador, inclusive com a diminuição de faltas no trabalho.

DIA D

No próximo sábado, acontece o Dia D Nacional de Imunização Contra Influenza para trabalhadores da saúde, idosos e crianças de seis meses a menores de cinco anos, e o Dia D Municipal contra o Tétano para adolescentes e adultos.

Importante comparecer no Posto Central, das 8h às 16h, com a carteira de vacinação e colocar em dia a antitetânica. Estamos fazendo essa Campanha pensando nas pessoas que tem dificuldade de vir durante a semana”, destacou Raquel.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé