Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
20/02/2024 Sec. de Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

TESTAGEM PARA COVID-19 PELO SUS, EM DOM PEDRITO

Quanto maior o número de vacinados, menor será a incidência e a gravidade dos casos.

Após a interrupção do fornecimento de testes rápidos para Covid-19 por parte do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde, Dom Pedrito segue a Nota Técnica/Informativa vigente, oferecendo o teste de RT-PCR para a população que se encaixa nos seguintes grupos: idosos, indígenas, pacientes com múltiplas comorbidades, imunocomprometidos, gestantes, puérperas e pessoas que não tenham recebido nenhuma dose de vacina, que estejam sintomáticas. Os internados por sintomas respiratórios também realizam a testagem.
 
Os testes devem ser marcados diretamente com a Vigilância Epidemiológica, pelos números: 98112 2413 e 98112 2395, nos dias úteis, das 8h às 13:30. Após a coleta, o material é enviado ao Laboratório Central do Estado para processamento. Salientamos que o tratamento e a conduta não dependem do resultado do teste.
 
 Quem estiver com sintomas respiratórios deve: utilizar máscara ou manter distância mínima de 1m quando em contato com outras pessoas, evitar contato com pessoas dos grupos de risco para formas graves. Evite: frequentar restaurantes e bares, locais com grande número de pessoas e viajar por 10 dias a contar do dia do início dos sintomas.
 
 Vale lembrar, que a Covid-19 passou a ser endêmica, assim como outros vírus existentes e os casos de infecção continuarão a acontecer, com variações, a depender do comportamento da população. 
 
Quanto maior o número de vacinados, menor será a incidência e a gravidade dos casos.
 
 NOVOS CASOS - após eventos que envolvam aglomerações e deslocamentos de pessoas, espera-se um aumento temporário de casos novos, tanto de Covid-19 como de outras doenças passíveis de transmissão.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé