O setor de Vacinas, da Secretaria de Saúde, informa que está disponível para todos os profissionais de Saúde, a vacina contra Meningite Meningocócica C. A aplicação do imunizante acontece no Posto Central, de segunda a sexta-feira, das 8h às
O setor de Vacinas, da Secretaria de Saúde, informa que está disponível para todos os profissionais de Saúde, a vacina contra Meningite Meningocócica C. A aplicação do imunizante acontece no Posto Central, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.
Esta espécie de vacina está no calendário vacinal das crianças, sendo aplicada aos três meses, aos cinco meses, e dose de reforço com um ano de idade.
A IMPORTÂNCIA DE VACINAR-SE
Estudos médicos alertam que a meningite pode causar sequelas e ser fatal, caso o paciente não for tratado em tempo hábil. Entre os adultos, a taxa de mortalidade pode ser de 10% se houver demora no tratamento. Em crianças, pode afetar o desenvolvimento cognitivo, motor, desenvolvendo até síndrome epiléptica.
Meningite é o nome dado às infecções nas meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. A vacina Meningocócica C protege especificamente contra o sorogrupo C da bactéria “Neisseria meningitidis”, também conhecida como “meningococo”. Uma pessoa contaminada pode transmiti-la por gotículas e secreções. Os principais sintomas são febre, rigidez na nuca, dor de cabeça intensa, vômitos e, em alguns casos, alterações neurológicas.