Os músicos bageenses Augusto Maradona e Guilherme Cortes estiveram em visita a Prefeitura de Dom Pedrito, atendendo a uma demanda do então vereador e hoje vice-prefeito Guiga. Os artistas, são instrutores do projeto Fábrica de Gaiteiros. Uma ini
Os músicos bageenses Augusto Maradona e Guilherme Cortes estiveram em visita a Prefeitura de Dom Pedrito, atendendo a uma demanda do então vereador e hoje vice-prefeito Guiga.
Os artistas, são instrutores do projeto Fábrica de Gaiteiros. Uma iniciativa liderada pelo renomado músico gaúcho, Renato Borghetti, e que visa a inserção de jovens no cenário da música, mais precisamente, dentro do universo da gaita de oito baixos ou da gaita ponto.
Juntamente à questão musical, a ideia do trabalho da Fábrica de Gaiteiros gira em torno da conscientização e orientação dos alunos. À sombra de um tempo onde, facilmente, os jovens acabam pendendo para rumos perigosos, o projeto se apresenta como um caminho correto e que conduz a um ambiente sadio da cultura e da arte.
Além disso, o resgate das raízes do cancioneiro regional, através do instrumento utilizado, acontece de forma constante. Visto que, ao longo das aulas, a didática, a prática, aliados ao conhecimento histórico da nossa terra, são assuntos fomentados pelos professores.
A coordenadora de Turismo, Dirlene Caminha, relata que a busca pelo projeto é um antigo desejo, tendo acontecido as primeiras tratativas ainda no ano de 2019. “Na época eu era assessora do vereador Guiga, devido à pandemia teve um período de pausa e quando assumi o Turismo restabelecemos o contato através de apoio do deputado estadual Sérgio Turra”, destaca Dirlene.
Ainda no mês de maio, representantes locais estarão na cidade de Barra do Ribeiro, onde reside Borghetti, para estreitar os laços entre as partes e dar seguimento na concretização do projeto. “Esse trabalho será de fundamental importância para fomentar e resgatar a cultura, muito importante para o futuro dos jovens de nosso município, local que sempre foi um grande celeiro de grandes talentos”, destacou ela.